quinta-feira, 18 de abril de 2013

Embrapa: sistema integração lavoura, pecuária e floresta serão demonstrados na Agrishow


No ano de comemoração de seus 40 anos, a Embrapa participará da 20a edição da Agrishow levando 80 tecnologias para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário. “Nesse sentido, a empresa vem mantendo sua tradição e compromisso com a sociedade de desenvolver e apresentar opções tecnológicas diversificadas ao homem do campo”, destaca Ladislau Skorupa, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). 

Nessa edição da Agrishow a Embrapa participará em dois espaços da feira: no estande do Ministério da Agricultura (Mapa) e na área de Dinâmica, em duas partes distintas, onde serão apresentadas suas tecnologias no campo.

No estande institucional serão apresentadas ao visitante todas as tecnologias expostas na feira por meio de painel eletrônico, vídeos, folderes e publicações técnicas.

Uma das novidades desse ano a apresentação de uma área de 16ha destinada ao sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF). Skorupa explica que “nesse espaço serão demonstrados alguns dos arranjos possíveis desse sistema. Dentre eles, o visitante poderá identificar desde o mais simples, como o Sistema Santa Fé, considerado o símbolo da iLPF no Brasil, até arranjos mais complexos envolvendo diversas gramíneas e leguminosas”.

“Será, portanto, uma grande oportunidade para os interessados (empresários, produtores, professores e estudantes) conhecerem o sistema no campo com algumas de suas possíveis variações”, ressalta Skorupa.

iLPF é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica.

Envolve sistemas produtivos diversificados, de origens vegetal e animal, realizados com o objetivo de otimizar os ciclos biológicos das plantas e dos animais, bem como dos insumos e seus respectivos resíduos. A iLPF pode trazer grandes contribuições em termos de recuperação de áreas degradadas, manutenção e reconstituição da cobertura florestal, promoção e geração de emprego e renda, adoção de boas práticas agropecuárias (BPA), melhoria das condições sociais, adequação da unidade produtiva à legislação ambiental e valorização de serviços ambientais oferecidos pelos agroecossistemas, como conservação dos recursos hídricos e edáficos, abrigo para os agentes polinizadores e de controle natural de insetos-pragas e doenças, fixação de carbono; (iv) redução da emissão de gases de efeito estufa, reciclagem de nutrientes; e biorremediação do solo.

A estratégia de iLPF contempla quatro modalidades:

Integração Lavoura-Pecuária – Agropastoril, que é um sistema que integra os componentes lavoura e pecuária, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área, em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Agrossilvipastoril, sistema que integra os componentes lavoura, pecuária e floresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente lavoura restringe-se (ou não) à fase inicial de implantação do componente florestal.

Integração Pecuária-Floresta – Silvipastoril - sistema que integra os componentes pecuária e floresta em consórcio.

Integração Lavoura-Floresta - Silviagrícola - Sistema que integra os componentes floresta e lavoura, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

“Por meio dessa tecnologia, o Brasil pode triplicar a produção de alimentos, fibras e energia sem a necessidade de utilizar áreas de florestas nativas, pois essa expansão se dará em áreas de pastagens em degradação, ou seja, já antropizadas”, explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e presidente do Conselho Técnico da Rede de Fomento em iLPF, Luiz Carlos Balbino. “Com esse sistema, o produtor pode, ainda, atender à legislação ambiental, realizando a adequação da área com a constituição, por exemplo, da Reserva Legal e da Área de Preservação Permanente sem comprometer a rentabilidade do negócio”, acrescenta.

Skorupa lembra que “o incentivo ao aumento das áreas de iLPF no Brasil faz parte do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura - Plano ABC do Governo Federal”.

O Plano ABC é constituído por 7 Programas, um dos quais destinado à iLPF, que prevê uma ampliação da adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) no País em 4 milhões de hectares até o ano de 2020. Para que essa meta seja atingida diversas ações governamentais estão sendo implementadas, incluindo linhas de crédito subsidiadas para incentivar sua adoção.

No início de abril, foi aprovado no Senado o substitutivo ao Projeto de Lei 708/2007, que cria a Política Nacional de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O PL aguarda a sanção pela presidente Dilma Roussef. Além de dispor sobre os princípios da Política, também estende os benefícios da Lei de Política Agrícola (Lei 8171/91) aos produtores que adotarem os sistemas de integração para a recuperação em áreas degradadas ou em degradação. “Essa lei será um importante instrumento para apoiar políticas públicas para a ampliação da adoção da iLPF em todo o território brasileiro”, afirma Balbino.

Haverá transporte disponível no estande da Embrapa para a área de iLPF.

Breno Rodrigues Lobato, MTb 9417-MG
Embrapa Cerrados
61.3388-9945
breno.lobato@embrapa.br

Cristina Tordin, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608
cristina.tordin@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário