terça-feira, 9 de abril de 2013

Embrapa: Manejo de rasteirinha pode evitar proliferação da planta em MS


A ocorrência da rasteirinha, de nome científico Hybanthus parviflorus está preocupando os pesquisadores. A rasteirinha apareceu infestando oleaginosas de inverno no campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), e em cerca de 200 hectares de lavouras de soja em propriedades no Distrito de Picadinha, em Dourados, MS. Geograficamente, a rasteirinha era vista distribuída nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Germani Concenço, a rasteirinha não é considerada uma planta daninha importante, mas possui potencial para se propagar no sistema de cultivo predominante de Mato Grosso do Sul, que têm como base a dessecação da área para plantio com os herbicidas glyphosate e 2,4-D. "Sabe-se que a rasteirinha é altamente tolerante a ambos herbicidas. Por isso a necessidade de cuidados para que ela não se alastre no sistema de cultivo no Estado", explica Concenço.

Para facilitar o entendimento sobre essa planta ruderal - que é a planta que se desenvolve em ambiente sob distúrbio - a pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste elaborou e divulgou um Comunicado Técnico sobre a ocorrência da rasteirinha em MS, com informações que vão da caracterização botânica e identificação no campo até a sensibilidade a herbicidas e manejo da espécie.

Apesar da Embrapa já ter iniciado as pesquisas de biologia e manejo da espécie, ainda não existem recomendações técnicas de manejo para controlar e impedir o surgimento da rasteirinha. "No caso de já haver rasteirinha na área, é essencial que o produtor faça a eliminação da espécie, por qualquer método de manejo nas manchas iniciais, seja por capina ou arranquio", diz o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Para isso, é necessário que o produtor saiba identificar a rasteirinha no campo, porque, normalmente, ela é confundida com a vassourinha ou com a guanxuma. Para diferenciar a rasteirinha da guanxuma, o produtor rural precisa ficar atento a dois aspectos: formato da semente (a guanxuma possui formato circular de um lado e do outro é triangular; e a rasteirinha possui a semente totalmente redonda) e a resistência ao arranquio da planta do solo (a guanxuma é muito difícil de ser arrancada do solo, já a rasteirinha é mais fácil de ser retirada manualmente). A diferença da rasteirinha em relação à vassourinha é pelo caule: o caule da vassourinha é anguloso e o da rasteirinha é cilíndrico. Mais uma forma de identificação da rasteirinha é pelos pedúnculos, que são pegajosos.

Outro ponto importante é que o produtor também deve realizar o manejo preventivo, para evitar a introdução, o estabelecimento e a disseminação de espécies daninhas em áreas que ainda não foram infestadas .

Para isso, as indicações são utilizar sementes de culturas com elevada pureza, germinação e vigor; limpar cuidadosamente implementos agrícolas vindos de áreas infestadas com a espécie, ou de áreas desconhecidas; inspecionar o torrão para mudas florestais e frutíferas; examinar matéria orgânica proveniente de outras áreas; deixar animais, adquiridos de outras localidades com ocorrência da espécie, em quarentena, porque apesar de os animais aparentemente não preferirem consumir a rasteirinha, suas sementes podem ser consumidas junto com outras forrageiras.

"De maneira geral, a cobertura do solo também é uma prática sempre recomendada. O ideal seria adotar a Integração Lavoura-Pecuária; mas, sempre que possível, o produtor deve adotar, no mínimo, um consórcio milho-braquiária, que é amplamente apoiado pela Embrapa Agropecuária Oeste. Para o controle químico, o produtor deve fazer aplicações sequenciais para conseguir o controle eficiente dessa espécie", afirma Concenço, lembrando que para a indicação das práticas de aplicação sequencial e do produto a ser usado, o produtor deve procurar a assistência técnica de sua região.

Sílvia Zoche Borges - MTb-MG 08223JP
Embrapa Agropecuária Oeste
(67) 3416-9742;

0 comentários

Postar um comentário