terça-feira, 2 de abril de 2013

Embrapa: Goiaba uma opção rentável para pequenos produtores do Sul


A goiaba é uma fruta que tem como principais produtos processados o suco, a polpa, a compota, a geleia e a goiabada. A época da colheita é em abril, mas neste ano, em meados do mês, já se pode encontrar a fruta para consumo nos pomares, nas feiras livres, quitandas e supermercados.

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS) trabalha com o manejo e tratamento das cultivares Paluma, Século 21 e Pedro Sato. Sua indicação é para cultivo em pequenas propriedades como opção de diversificação de cultura, e também, de renda dos agricultores.

Segundo o pesquisador Jair Nachtigal, a cultura se adapta bem às condições climáticas da Metade Sul. “Ela tem mais adaptação e exige menos que a cultura do pêssego”, comentou. A expectativa é que neste ano, sua produtividade alcance cerca de 30 ton/ha. O produtor, em contrapartida, tem um retorno na sua comercialização de R$ 1,00 por quilo.

O grande benefício em apostar na goiaba é por ela ser rica em fibras, vitamina B6 e carotenoides, em especial o licopeno; também é considerada uma das frutas com maiores teores de vitamina C: “pode haver variações de 55 a 1.044 mg de ácido ascórbico por 100 g de polpa, de acordo com a cultivar, local e manejo”, indica a pesquisadora Ana Cristina Krolow.


Por ser rica em vitamina C, numa concentração três vezes superior ao valor diário
recomendado, a goiaba é considerada um bom antioxidante, combatendo radicais livres e prevenindo o desenvolvimento de doenças.

Embrapa apresenta esta sugestão: 
Receita de Goiabada Cascão 

Ingredientes:
1 kg de goiaba madura
600 g de açúcar cristal

Modo de Fazer:
- Lavar as goiabas com água potável.
- Higienizá-las com uma solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água). Manter as goiabas imersas nesta solução por 10 minutos.
- Retirar as goiabas da solução de cloro e lavá-las novamente com água corrente.
- Retirar os talos das goiabas e os defeitos aparentes.
- Cortar as goiabas em metades sem descascar e retirar as sementes.
- Ferver as sementes com aproximadamente 600 ml de água, por 20 minutos.
- Peneirar e reservar o caldo; Colocar as goiabas, o caldo das sementes e o açúcar no tacho ou na panela e acrescentar 200 ml de água.
- Cozinhar em fogo brando, mexendo sempre até dar o ponto (quando começa a soltar do fundo da panela ou do tacho, ou colocando-se uma faca molhada dentro do doce e ela sair limpa).
Tempo médio de cozimento: entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas.
- Apagar o fogo e distribuir o doce em caixinhas de madeira ou formas plásticas para microondas, cobertas com papel-celofane.
Essa receita rende em torno de 900 g a 1 kg de goiabada cascão.

Cristiane Betemps – Jornalista (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado
(53) 3275-8215 / Cristiane.betemps@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário