sexta-feira, 26 de abril de 2013

" Boas Práticas ": Governo cria comissão certificadora da carne suína


O Ministério da Agricultura anunciou na quarta (24/4) a criação da Comissão Técnica da Produção Integrada Agropecuária da Carne Suína, que será responsável pela elaboração das regras para produção integrada, sistema baseado na adoção de boas práticas agropecuárias, que levam em conta a preservação do meio ambiente e a sanidade e bem-estar dos animais.

Segundo o governo, a adesão ao programa é voluntária. As empresas e produtores que participarem poderão se habilitar a receber o selo "Brasil Certificado", reconhecido internacionalmente, com garantias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, afirmou que em parceria com vários órgãos estão sendo elaboradas normas de produção integrada para as cadeias do leite, mel, carne suína, carne bovina, além de carne ovina e leite de caprinos. Segundo ele, até 2015 pelo menos cinco cadeias produtivas devem ter suas normas publicadas.

Ele explica que, ao aderir ao sistema, os produtores rurais serão auditados por empresas credenciadas pelo Inmetro e poderão receber o selo que garante que o produto é de qualidade. "O consumidor que observar a nossa marca poderá ficar tranquilo quanto à qualidade do produto, porque o selo comprova que a empresa seguiu as orientações determinadas pelo Ministério da Agricultura", afirmou.

Fonte: Estadão Conteúdo

0 comentários

Postar um comentário