quinta-feira, 7 de março de 2013

Mapa e ANA discutem melhorias na eficiência do uso hídrico na agricultura


A gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos no meio rural foi o principal assunto discutido na reunião entre representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional das Águas (Ana) nesta quarta-feira, dia 06, na sede da ANA, em Brasília. Durante o encontro foi instituído o Grupo de Trabalho (GT), constituído por meio de portaria no início do ano, que vai discutir ações sustentáveis para o uso dos recursos hídricos. Além de promover o planejamento de políticas públicas voltadas ao meio rural.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa,Caio Rocha, destacou a importância de ocorrerem discussões conjuntas entre os órgãos para ampliar as ações e melhorar a eficiência do uso da água no setor agrícola. “Vamos trabalhar conjuntamente para construirmos políticas públicas para a irrigação”, disse.

No Brasil a agricultura irrigada, embora seja utilizada em apenas 7% da área plantada é responsável por cerca de 1/5 da produção agrícola e proporciona arrecadação acima de 2/5 do total da venda da produção. Os custos atuais dos sistemas de irrigação variam com o porte do empreendimento e dos sistemas utilizados, a localização da área em relação à fonte hídrica (distância e desnível), bem como o afastamento do projeto de irrigação do sistema de suporte energético, pela lavoura, condições climáticas, topografia, características dos solos, afastamento dos fornecedores de materiais e equipamentos, entre outros aspectos que devem ser levados em conta.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Mapa
(61) 3218-3088
Mônica Bidese
monica.bidese@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário