quinta-feira, 7 de março de 2013

Embrapa lança duas cultivares de gramíneas na Expodireto Cotrijal 2013


A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – lança duas cultivares de gramíneas na Expodireto Cotrijal 2013: o trigo BRS Parrudo e o capim sudão BRS Estribo. A cerimônia acontece na sexta-feira (8), às 11h, no estande do MAPA, com a presença do Ministro Mendes Ribeiro Filho e do Presidente da Embrapa Maurício Antônio Lopes.

A cultivar de trigo BRS Parrudo é resultado de 20 anos de melhoramento do cereal para chegar a uma planta capaz de associar porte baixo, com sanidade, produtividade e qualidade. O pré-lançamento da cultivar também contou com a avaliação dos principais produtores de sementes da Região Sul por meio de unidades de observação conduzidas na última safra no RS, SC e PR.

De acordo com o pesquisador Pedro Scheeren, BRS Parrudo é uma cultivar de trigo melhorador com tipo agronômico diferenciado. “Uma nova proposta de tipo de planta, com resistência ao acamamento, excelente potencial produtivo, ciclo precoce, estatura baixa, vigoroso sistema radicular e sanidade de folha e espiga. A união de suas características permite a utilização de alta tecnologia no seu cultivo, associando qualidade a rendimento de grãos”, avalia Scheeren.

A utilização em grande escala do capim sudão, uma gramínea anual de verão, como forrageira para alimentação animal é relativamente nova, principalmente na região Sul. A espécie era mais usada para produzir palhada e cobertura de solos em áreas de cultivo de grãos no Centro-oeste do país. Com o tempo, as sementes excedentes produzidas nesses sistemas de cultivo começaram a ser utilizadas por produtores da região Sul como forrageira. Com o preço mais em conta que outras alternativas de verão, o capim sudão apresentou características que, aos poucos, foram popularizando a cultura.

Em relação ao milheto, forrageira anual de verão muito utilizada na região sul, a espécie apresenta um ciclo mais longo e, consequentemente, oferta de alimentação para o rebanho por mais tempo. Já em comparação com o sorgo, o capim sudão não apresenta o risco de toxidade aos animais, conferindo maior flexibilidade ao manejo. Essas são algumas características que levaram os produtores a cada vez mais optar por esta espécie como forrageira.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, que também ocupa a chefia adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, a nova cultivar apresenta importantes vantagens em relação às sementes da espécie atualmente disponíveis no mercado. A primeira delas é ofertar uma cultivar registrada aos produtores, com garantia de qualidade e de pureza das sementes. Em relação ao capim sudão comum, a BRS Estribo também apresenta uma maior produção de forragem, maior perfilhamento e maior proporção de folhas. “São características que trazem maior segurança ao pecuarista, com sementes produzidas e comercializadas com registro no Mapa e uma cultivar que proporciona maior qualidade às pastagens e à alimentação dos rebanhos”, ressalta Montardo, que liderou as pesquisas que culminaram com o lançamento da BRS Estribo.

O desenvolvimento da cultivar BRS Estribo faz parte de uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento da Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto), com o objetivo de atender às determinações da nova lei de sementes, que exige a comercialização exclusivamente de sementes registradas e protegidas pelo Mapa.


Joseani M. Antunes Embrapa Trigo MTb 9396/RS

joseani.antunes@embrapa.br

Fernando Goss – Jornalista Embrapa Pecuária Sul

fernando.goss@embrapa.br

telefone Expodireto 54-3332-2327

Notícias da Embrapa Trigo na internet:

http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm

0 comentários

Postar um comentário