sexta-feira, 8 de março de 2013

Alertas de Mercado: Boi , Frango e Suínos


Boi

Os valores da arroba do boi gordo seguem estáveis no mercado paulista. Desde o início de março, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa teve ligeira alta de 0,45%, fechando a R$ 97,94 nessa quarta-feira, 6. Segundo pesquisadores do Cepea, neste início de mês, persiste o ritmo de negócios bastante lento. Ainda que a demanda por animais para abate esteja um pouco maior que no final de fevereiro – quando muitos frigoríficos recuaram –, a oferta no estado de São Paulo segue limitada, impossibilitando que o fluxo de negociações aumente. Pesquisadores do Cepea comentam que as compras em outras regiões têm ajudado no preenchimento das escalas de indústrias instaladas em São Paulo, mas a oferta também não é considerada expressiva em outras praças tradicionais.

Frango

Com o aumento dos embarques brasileiros de carne de frango in natura em fevereiro, os preços da carne congelada registraram elevação em regiões que tipicamente exportam o produto, como o Sul do País. Segundo levantamentos do Cepea, neste início de março, os preços do congelado se mantêm estáveis. Em fevereiro, foram exportadas 263,7 mil toneladas, volume 1,5% superior ao de janeiro e 2,6% maior que o de fevereiro de 2012, segundo dados da Secex. No mercado doméstico, as negociações envolvendo o animal vivo e a carne têm ocorrido em ritmo lento neste início de mês.

Suínos

Em fevereiro, o volume de carne suína in natura exportado seguiu estável comparado a janeiro, em 34,6 mil toneladas. Mas, diferente do primeiro mês do ano, os embarques não foram suficientes para sustentar os preços do suíno vivo e da carne no mercado interno, que cederam à pressão da demanda interna mais fraca, de acordo com informações do Cepea. A entrada do período de Quaresma ainda influencia negativamente o nível de consumo em algumas regiões brasileiras. Além disso, a temperatura mais elevada diminui a disposição do consumidor a adquirir carne. Do lado da oferta, colaboradores do Cepea comentam que ainda é relativamente pequeno o volume de animais com peso ideal de abate em algumas regiões brasileiras, mas observam também que, comparativamente às primeiras semanas de janeiro, pode ter aumentado.


Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br 

0 comentários

Postar um comentário