sábado, 16 de fevereiro de 2013

Minas Gerais: IMA cadastra agroindústria que produz iogurte de leite de ovelha


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou, no mês de janeiro, o cadastro de uma agroindústria familiar que produz iogurte de leite de ovelha. O estabelecimento está localizado no município de Itapecerica, região Centro Oeste do Estado, tem uma produção de 40 potes de iogurte por dia e chama atenção pelo fato de produzir algo pouco difundido em Minas.

O cadastro deste tipo de estabelecimento é inédito e foi realizado por meio do Projeto de Educação Sanitária e Apoio a Agroindústria Familiar executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em todo o Estado, através de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).O projeto tem como objetivo fomentar o processo de regularização sanitária, apoiar a inclusão de agricultores familiares a ações de agro industrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade. A expectativa é beneficiar inicialmente, 200 agroindústrias.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o cadastro traz o produtor para a formalidade e é uma meio de valorizar a produção rural. “É importante dar credibilidade aos estabelecimentos através do exercício da defesa sanitária e da inspeção, para garantir acima de tudo, a qualidade dos produtos”, completa.

A produtora Lara Dias, proprietária do estabelecimento, só vê benefícios com o cadastro e ressalta que a partir de agora, será possível ampliar sua produção e entrar para o mercado formal. “O intuito é atender as demandas de minha região e expandir cada vez mais as vendas, aliando o lucro com a qualidade da produção”, explica. Ela comemora ainda, o contato com representantes de supermercados que já estão interessados em seus produtos.

O produtor interessado em ter o seu estabelecimento cadastrado deverá procurar um escritório do IMA mais próximo e preencher a solicitação de cadastro para posterior visita técnica. Após a visita, é feito o cadastro e a assinatura do Termo de Compromisso contendo as possíveis adaptações necessárias. O prazo para adequação do estabelecimento é de 2 anos e cumpridas todas as exigências o produtor terá sua agroindústria habilitada. A agroindústria cadastrada no IMA está apta a comercializar seus produtos em todo estado de Minas Gerais.

Leite de Ovelha

O leite de ovelha é apreciado não somente pelas qualidades gastronômicas, mas também, por não produzir intolerância de suas proteínas aos seres humanos. Normalmente é consumido na forma de queijos, iogurte, sorvetes e uma pequena porção, na forma de leite fluido. Tem o dobro do rendimento na produção de queijo, em comparação com o leite de vaca. O iogurte é mais fino, mais leve e em torno de 50% mais nutritivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IMA

0 comentários

Postar um comentário