quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conab: Propostas de preços mínimos da safra de verão e de extrativistas vão para o Mapa



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai enviar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até o próximo dia 15, para aprovação, proposta de preços mínimos dos produtos da safra de verão 2013/2014 e do extrativismo (sociobiodiversidade) brasileiro. Os valores farão parte do Plano Safra 2013 e vão balizar a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM e PGPM-Bio) do governo, para tomada de decisões administrativas, econômicas e operacionais.

Para chegar aos valores, os técnicos da empresa ouviram segmentos ligados ao processo produtivo (máquinas e implementos agrícolas, agrotóxicos e fertilizantes, mudas e sementes e outros) para cálculo do custo de produção de cada produto. Levaram em consideração também aspectos relacionados à conjuntura do mercado interno e externo, à oferta e demanda nacional e mundial, à evolução dos preços, além da paridade de importação e exportação.

Os preços mínimos são básicos para a operacionalização de instrumentos de apoio à comercialização, taiscomo as Aquisições do Governo Federal (AGF), o Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) e os mecanismos de financiamento. Já a PGPMBio possibilita ao extrativista receber um bônus na venda do produto coletado nas florestas, desde que o negócio tenha sido realizado por um preço inferior ao preço mínimo fixado pelo Governo Federal.

Entre os integrantes da lista da safra de verão estão grãos como a soja, milho, feijão, arroz, algodão, entre outros, enquanto que do grupo extrativista, a borracha, babaçu, castanha-do-brasil, piaçava e pequi.(Raimundo Estevam/Conab)


Mais informações para a imprensa:
Superintendência de Marketing e Comunicação - Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2257
imprensa@conab.gov.br

0 comentários

Postar um comentário