terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AltaGenetics Contrata novos Touros do 27º Grupo Teste de Progênie da Raça Gir Leiteiro

Jubileu Silvânia – de propriedade de Adonias Souza dos Santos, Jubileu é filho de Vale Ouro TE Silvânia com a matriz Comenda TE Silvânia. Vale Ouro, pai do jovem touro foi o Melhor Touro para sistema mamário do Sumário ABCGIL em 2011. Sua mãe Comenda, filha do 2º Melhor Touro para PTA do Sumário ABCGIL/Embrapa Urânio TE Silvânia, é a vaca Emérita da ABCZ, ou seja, aquela matriz mais lucrativa em termos de produção e reprodução.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro


Figo Bahadur – filho do 2º Melhor Touro para PTA do Sumário ABCGIL/Embrapa. Sua mãe FB Donzela, filha de FB Radiano, é uma das melhores doadoras da linhagem FB. De propriedade de Henrique Figueira, Bahadur foi o Melhor Touro do Pré-Teste para Fertilidade bem como é Bicampeão Nacional da Raça Gir Leiteiro.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Barão do JRD – meteoro de Brasília em matriz Barbante TE Kubera. União de dois patriarcas que são sinônimo de muito leite e qualidade de sistema mamário. Touro destaque para fertilidade, de propriedade do criador João dos Reis Dias.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Eisntein da BDL – filho do Modelo TE de Brasília, um dos melhores touros de todos os tempos, em vaca Grafite 3R. Quantia, sua mãe é exemplo de longevidade, fertilidade e muita produção. Um pedigree muito especial unindo a tradição com a confiabilidade.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

FB Hábil – José de Castro, linhagem FB, traz a central Alta um filho de CA Sansão na FB Coriza. Ou seja, o Maior PTA de Leite da Raça com um dos maiores valores genéticos da linhagem FB. União de muito leite, estrutura corporal e funcionalidade.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Jacto FIV Mutum – uma novidade do criatório do Sr. Leo Machado, fazenda Mutum. A união do líder de vendasda Alta, Vaidoso da Silvânia, com o maior valor genético da fazenda Mutum, ou seja, Fada FIV Mutum. Nesse pedigree temos Benfeitor, Vaidoso, CA Sansão, FB Nefrita e Fada Mutum.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Panambi FIV Kubera – uma opção de Vaidoso em Coral que é Sansão na Luzíada de Brasília. Um capricho exclusivo da Terras de Kubera, que através de sua seleção nos presenteia com esse animal.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Visual da NE – proveniente do criatório do Sr. Bráulio Queiroz, Visual é filho de Modelo TE de Brasília em matriz Poty VR, Orquídea da Poty VR. Touro que traz em seu DNA uma das mais procuradas características do produtor de leite, o temperamento. Muito leite com precocidade sexual.



clique na imagem acima para saber mais sobre este touro

Conheça o Teste de Progênie da ABCGIL/EMBRAPA

O trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro para o melhoramento da raça é exemplar. Os jovens touros são selecionados através de seu Mérito Genético (informação de desempenho de seus parentes), onde se direcionam para uma prova de fertilidade chamada de Pré-Teste.

Nessa fase, os jovens touros são avaliados pelo seu desempenho em libido e qualidade seminal. Os aprovados nesses quesitos seguem para a Central da Alta Genetics onde o sêmen é coletado, envasado e congelado para que o mesmo seja distribuído aos rebanhos colaboradores.

Os rebanhos usam esse sêmen, emprenham suas matrizes, as bezerras nascem, viram novilhas, são cobertas e posteriormente irão parir. Durante a sua primeira lactação, os técnicos da Associação pesam o leite produzido, mensuram os animais em sua morfologia e após o encerramento dessa 1ª Lactação, juntamente com a Embrapa na analise dos dados, divulga os resultados para o público nacional e internacional.



Guilherme Marquez de Rezende
Gerente de Produto Leite Nacional
gmarquez@altagenetics.com
Responsável pelo Conteúdo

Illex Alves Ribeiro
Assistente de Marketing e Comunicação
illex.ribeiro@altagenetics.com
Responsável pela Edição da Matéria

0 comentários

Postar um comentário