quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tratores: Unesp desenvolve sistema anticapotamento


Com a expansão das fronteiras agrícolas e do aumento da frota de tratores no Brasil surgiram novas preocupações sobre a segurança do trabalhador no uso dessas máquinas. Isso levou João Eduardo Guarnetti, professor da Faculdade de Engenharia da Unesp de Bauru, a desenvolver um inclinômetro capaz de medir a angulação do trator e avisar o operador quando a máquina corre o risco de tombar.

Com o uso desse sistema de segurança pode-se evitar acidentes como tombamentos e capotamentos, aumentando a confiabilidade da máquina em terrenos irregulares.

De acordo com Guarnetti, existem centros de pesquisa, universidades e pesquisadores propondo sistemas inovadores que minimizam o tombamento lateral de tratores agrícolas, entretanto, nenhum dispositivo possui características semelhantes a esse.

O trabalho contou com a participação dos alunos de Engenharia Mecânica Matheus Daniel de Souza Luciano, Victor Schutzer e Wellorzon Ibide Novaes, orientandos do professor Guarnetti e bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e da Pibic-Prope/Unesp. Também houve uma parceria entre os departamentos de Engenharia Mecânica e Elétrica na pesquisa.

O dispositivo foi encaminhado para a Agência Unesp de Inovação (Auin) e encontra-se atualmente sob análise. Se aprovado, o sistema anticapotamento será patenteado pela Auin e poderá ser comercializado.


Fonte: Famasul

0 comentários

Postar um comentário