"As capacitações realizadas no ano 2012, atenderam nossas expectativas, atingindo a todos os objetivos previamente estabelecidos. Para 2013 pretendemos ampliar nossas metas para conseguir levar as capacitações a um número maior de famílias rurais", afirma o superintendente Clodoaldo Martins.
O Senar/MS oferece, semanalmente, cursos voltados à formação profissional rural e promoção social, atendendo a produtores rurais e suas famílias. Os cursos de profissionalização rural são voltados às áreas agrossilvipastoril, agroindústria, agricultura, silvicultura e pecuária e buscam facilitar as atividades realizadas diariamente nas propriedades.
Já na área de promoção social, a instituição propõe ao homem do campo atividades de caráter sócio-educativo. As capacitações oferecem aos alunos noções nas áreas de artesanato, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
Os cursos terão início com uma turma do programa Inclusão Digital Rural, no município de Angélica. Entre as capacitações oferecidas no mês de janeiro estão a de Inseminação Artificial, promovidas em parceria com a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, o de Operação de Colhedora de cana-de-açúcar em Rio Brilhante, Adestramento de Equinos (Rédeas) em Corumbá e Relações Interpessoais no Trabalho e para a Vida, na cidade de Três Lagoas.
Ainda para este ano, o Senar/MS pretende investir em projetos e programas nacionais, como é o caso do Pronatec. "O Pronatec teve grande sucesso no ano passado. Para 2013 a meta é saltarmos de 26 para 130 turmas, com o objetivo de capacitar 2 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, beneficiários dos programas federais e pequenos produtores", finaliza Martins.
As qualificações oferecidas pelo Senar/MS são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente no Sindicato Rural de cada município. O calendário dos cursos e informações podem ser encontradas no site: www.senarms.org.br.
Fonte: Senar/MS
0 comentários
Postar um comentário