quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MAPA: Preço mínimo da laranja é prorrogado até março


O preço mínimo da laranja da safra 2012 será mantido no valor de R$ 10,10, a caixa de 40,8 kg, até 28 de março de 2013. A prorrogação do preço, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi publicada nesta terça-feira, 22 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).

A medida permitirá ao governo dar continuidade aos leilões de subvenção dos preços para escoar a produção. Proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a medida atende demanda dos produtores de laranja que, em função de questões climáticas e logísticas, tiveram a safra estendida mais que o previsto.

Esses preços serão utilizados em operações de Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP), no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), para estocagem do produto ou seus derivados, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Os ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento publicarão, em breve, portaria conjunta autorizando a aplicação de mais R$ 50 milhões para a política de sustentação de preços por meio de leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), visando apoiar a comercialização de laranja no mercado interno e garantir o preço mínimo ao produtor.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205
Carlos Américo
carlos.americo@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário