sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alertas de Mercado: Café, Frango e Suíno



Café

O retorno das chuvas começa a trazer alívio a produtores de café na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Nesta época, a atenção do setor está voltada para o desenvolvimento das lavouras, especialmente de arábica, e a umidade é fundamental para o crescimento dos grãos. O receio era de que o clima quente e seco, que predominou entre dezembro e o final da última semana, limitasse o “enchimento” dos grãos de arábica. Porém, as chuvas começaram a ocorrer e agentes consultados pelo Cepea acreditam que as plantas retomem a vitalidade e o desenvolvimento do grão volte à normalidade nas próximas semanas.

Em relação aos cafezais de robusta, no Espírito Santo, apesar de a região também ter sofrido com a seca durante a fase de granação, as lavouras não chegaram a ser tão prejudicadas graças ao uso de irrigação. Ainda assim, produtores aguardam que precipitações voltem a ocorrer no estado para melhorar o vigor das plantas.

Frango

Os preços da carne e do frango vivo têm registrado queda na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea, devido ao enfraquecimento da demanda pela carne. Esse comportamento é típico para o período do mês, especialmente quando se trata de janeiro. O consumidor se depara com o vencimento de impostos e com outras despesas sazonais, como material escolar.

Apesar das recentes desvalorizações, a carne de frango apresenta bom desempenho, considerando-se o acumulado de janeiro, segundo dados do Cepea. Na Grande São Paulo, por exemplo, entre 28 de dezembro de 2012 e 16 de janeiro deste ano, a carne de frango congelada teve valorização de 3,1%, e a resfriada, de 3%, mesmo com os patamares absolutos estando elevados já em dezembro. No início do ano passado (também até 16/jan), ao contrário, os preços estavam relativamente baixos e o frango congelado e o resfriado haviam recuado 8,7% e 9,9%, respectivamente.

Suínos

O suíno vivo continua valorizado na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea. A menor oferta de animais prontos para abate tem feito as agroindústrias proporem valores mais elevados pelos lotes para conseguir manter um mínimo de produção, mesmo que as vendas ao consumidor final não estejam tão aquecidas.

É a primeira vez, considerando-se a série do Cepea, iniciada em 2004, que os preços pagos pelo suíno começam o ano acima de R$ 3,00/quilo vivo, em termos nominais – se deflacionados (IGP-DI dez/12), a maioria das regiões apresenta valores maiores que os atuais apenas em jan/05. Considerando-se a primeira quinzena de janeiro (15/jan comparado a 28/dez), as regiões do estado de São Paulo foram as que tiveram altas mais consistentes.



Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br 

0 comentários

Postar um comentário