terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sobe para Cinco o número de países que suspenderam importação de carne bovina produzida no Brasil


Subiu para cinco o número de países que embargaram as compras de carne bovina brasileira. Egito e Arábia Saudita comunicaram a decisão ao Ministério da Agricultura. Os outros países que também suspenderam a importação de carne bovina são o Japão, a África do Sul e a China.

O Egito suspendeu a compra de carne bovina do Paraná. No estado ocorreu um caso atípico de vaca louca há dois anos, mas que apenas foi divulgado pelo governo brasileiro no início de dezembro. A Arábia Saudita suspendeu a importação de carne bovina de todo o país.

O Egito compra 11% da carne brasileira e a Arábia Saudita consome 3%. Os dois países juntos importaram cerca de 122 mil toneladas de janeiro a outubro deste ano. O Ministério da Agricultura informou que a suspensão deve durar até que o governo brasileiro preste mais esclarecimentos sobre o caso, o que deve ocorrer nos próximos dias. Os outros países que também suspenderam a importação de carne bovina são o Japão, a África do Sul e a China.

A fazenda que em 2010 registrou o caso de vaca louca fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Sertanópolis, no Paraná. Na área de 320 hectares a dona da propriedade planta soja e cria uma boiada. A proprietária, que mora na cidade, disse que ainda não foi notificada sobre o caso e não quer falar com os jornalistas.

O professor Amauri Alfieri faz parte de um grupo do Ministério da Agricultura que acompanha a vaca louca no Brasil. Segundo o veterinário, a origem da vaca doente e as crias estão sendo rastreadas no Paraná. "Eles vão ver como é o sistema de criação dos animais. Se realmente esses animais não recebem ração. Se sempre foram tratados em pastagem", diz.

O acompanhamento é importante porque umas das formas do gado contrair a vaca louca é ingerindo ração feita com restos de animais contaminados por um príon. Essa proteína infectada provoca a doença.


Fonte: G1

0 comentários

Postar um comentário