sábado, 1 de dezembro de 2012

Minas Gerais: SENAR e IMA firmam parceria de capacitação e certificação


O SENAR MINAS e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram , durante o lançamento do CNA CARD no Expominas, um protocolo de cooperação para a organização e realização de auditorias de certificação nas propriedades rurais participantes do Programa Alimento Seguro - PAS Leite. As instituições também firmaram parceria para a capacitação de produtores da agroindústria familiar.
Trata-se, portanto, de um convênio com ações voltadas exclusivamente para a melhoria da qualidade do leite nas propriedades mineiras e para produtos agroindustriais.

Caberá ao IMA certificar o processo de produção dos estabelecimentos participantes do Programa Alimento Seguro (PAS) voltado para o leite em Minas Gerais. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da matéria prima e do produto final, proporcionando consequentemente maior lucratividade para o produtor e a otimização de custos e resultados.

O produtor que tiver o nível de conformidade exigido pelo programa PAS Leite terá sua propriedade certificada pelo IMA. As exigências básicas são boas práticas de produção e responsabilidade social e ambiental.

Os interessados devem comunicar aos seus Sindicatos a intenção em participar do PAS Leite para obter a certificação. O PAS Leite é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com parcerias de instituições como Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), IMA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

De acordo com o coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR, Luiz Ronilson Araújo Paiva, em 2013, serão realizados 20 programas PAS Leite, atendendo a 200 propriedades. “Todas as fazendas que participarem serão passíveis de auditoria e certificação pelo IMA”. O objetivo do programa é melhorar a qualidade do leite em toda a cadeia produtiva.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que parcerias como esta colaboram para o desenvolvimento do setor. “A melhora da qualidade da matéria prima promove a melhora direta de qualidade dos derivados do leite, além de ser extremamente importante orientar e capacitar os produtores rurais para que cada vez mais, atinjam a qualidade de seus produtos”, finaliza.

Outra ação prevista nesta parceria é a capacitação feita pelo SENAR em Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação, para que produtores da agroindústria familiar mineira possam ser responsáveis por seus estabelecimentos. Tal capacitação é gratuita, sendo uma das adequações exigidas pelo do Termo de Compromisso para a obtenção da habilitação sanitária das agroindústrias.

Fonte: Assessoria de Comunicação IMA

0 comentários

Postar um comentário