sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Embrapa: Livro aborda Química Analítica Aplicada à Agroenergia


Apresentando tanto métodos e técnicas convencionais quanto inovadores, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) acaba de publicar o livro “Química Analítica Aplicada à Agroenergia”. Os autores são Silvio Vaz Júnior e Itânia Pinheiro Soares, ambos químicos com doutorado em Química Analítica e pesquisadores da Unidade brasiliense da Empresa. Eles realizaram um levantamento das principais técnicas analíticas clássicas e instrumentais em uso, baseando-se nas experiências profissionais de cada um, na literatura científica e na legislação sobre o tema.

Além de tratar das técnicas analíticas, a obra traz orientações para o desenvolvimento, validação e controle de métodos. Aborda, ainda, as aplicações analíticas em agroenergia. De acordo com Vaz Júnior, o livro preenche uma lacuna na literatura técnica brasileira. “É a primeira obra abordando esse tema lançada no País”, ressalta. Ele enfatiza que cada setor produtivo tem necessidade de diferentes abordagens analíticas – daí a importância de referências para a área de agroenergia.

O livro mostra exemplos de aplicações das técnicas com fluxogramas dos processos analíticos. “As técnicas são abordadas de forma prática, facilitando o entendimento de profissionais de diversas áreas”, completa Itânia.

No prefácio do livro, o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, ressalta a importância da publicação para a Empresa. “Sendo a Embrapa uma instituição de reconhecida importância para o agronegócio, torna-se pertinente que seus pesquisadores se empenhem em levar aos setores produtivos os avanços técnico-científicos disponíveis para a garantia da qualidade dos produtos e para a redução do impacto ambiental negativo de seus processos produtivos, contribuindo para a sustentabilidade da exploração econômica da biomassa”, afirma.

A obra foi editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e está disponível pela compra, ao preço de R$ 13,00, na livraria da Empresa (www.embrapa.br/liv), pelo telefone (61) 3448-4236 ou pelo e-mail: sct.vendas@embrapa.br.
Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
E-mail: vivian.chies@embrapa.br
Tel: (61) 3448-2264

0 comentários

Postar um comentário