terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Embrapa lança cultivar de limão tahiti para Distrito Federal e entorno

                                                       Foto: Marcos Esteves

Viveiristas e produtores do Distrito Federal e do entorno conhecerão, na próxima quarta-feira (5/12) mais uma opção de limão para produção nesta região. É que será lançada a limeira ácida (limão tahiti) BRS Passos, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A principal vantagem dessa cultivar é que, além de produzir muito bem na safra, mantém sua alta produtividade também na entressafra, quando se realiza o manejo correto da adubação. No Distrito Federal, o período da entressafra do limão dura desde o mês de julho até novembro, período em que a caixa do produto já chegou a ser comercializada por até R$ 80,00, devido à queda na produção no campo de até 80%. As plantas da cultivar BRS Passos apresentam menor taxa de abortamento floral e tendência a florescimento ao longo do ano. Além disso, sua produtividade é muito superior à média das outras cultivares existentes no mercado e seus frutos da podem ficar maior tempo na prateleira sem estragar.

Esta lima ácida é, ainda, uma boa alternativa para a produção pela agricultura familiar, já que mesmo em uma área reduzida ela gera lucro. E ainda, porque pode ser produzida consorciada com outros produtos, tais como as hortaliças. Na região do DF e no entorno, onde existem diversos pequenos produtores rurais, esta cultivar será mais uma opção para aumento da renda destes agricultores.

A Embrapa Produtos e Mercado é a Unidade da Embrapa responsável pela produção e comercialização das mudas das cultivares de fruteiras desenvolvidas pelos programas de melhoramento da Empresa. Segundo Keize Junqueira, pesquisadora da Unidade, a Embrapa Produtos e Mercado irá comercializar, para os viveiristas interessados, borbulhas de plantas com alta qualidade fitossanitária e origem genética, que servirão para a formação de borbulheiras (conjunto de plantas), que darão origem às mudas a serem comercializadas aos produtores rurais.

O evento de lançamento do BRS Passos será no edifício Sede da Embrapa, no auditório José Irineu Cabral, com início às nove horas da manhã e término ao meio dia. Para que os produtores conheçam melhor a lima ácida BRS Passos e sua produção, serão dadas palestras sobre o mercado de citros no DF e entorno; melhoramento e aspectos produtivos da limeira ácida Tahiti BRS Passos; a tecnologia Embrapa sobre a produção de lima ácida na entressafra; e a produção de mudas em viveiro telado. As palestras serão proferidas por pesquisadores de Unidades de Pesquisa da Embrapa e profissionais da Emater/DF.

Para saber mais sobre estas e outras cultivares da Embrapa, visite a página www.embrapa.br/cultivares.

Endereço da Embrapa Sede:
Parque Estação Biológica, s/n (Avenida W3 Norte – final).


Texto
Jurema Iara Campos - Comunicação Social
Gerência Adjunta de Mercado
Embrapa Produtos e Mercado
Tel.: (61) 3448-1712
jurema.campos@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário