quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Denúncia Pública: Subcomissão do Leite entrega 30 mil assinaturas de protesto


Nesta quarta-feira (19), às 15h, no Salão Verde da Câmara, os deputados da Subcomissão do Leite realizam denúncia pública contra a atuação do governo federal na importação de leite e derivados. Após o ato, os deputados entregam um abaixo-assinado com 30 mil assinaturas de produtores brasileiros condenando a situação.

No mês de novembro, por exemplo, entraram no Brasil pelo Uruguai, mais de dez mil toneladas de leite em pó. No total foram 14 mil toneladas no mês, o que representa quatro milhões de litros importados por dia. "Estão acabando com os nossos produtores, levando a produção à insolvência", reclamou Alceu Moreira (PMDB/RS), relator do colegiado.

Para Alceu Moreira, o grande problema envolve o Uruguai, que não possui nenhum acordo comercial com o Brasil. "A Argentina tem um contrato que limita a importação, o que tem funcionado muito bem. Mas com o Uruguai importante de forma predatória, os argentinos estão relutando em renovar seus compromissos", completou o deputado.

O problema da importação de leite é debatido pela subcomissão há pelo menos dois anos, mas sem nenhuma medida firme do governo. Os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, ouviram os relatos dos deputados e produtores em várias oportunidades, o que não teve um resultado efetivo, tanto que a importação tem crescido nas quantidades entradas do Uruguai, Chile e também de outros continentes, via triangulação. Além da denúncia pública e do abaixo-assinado, os deputados pretendem convocar, através da Comissão de Agricultura, os ministros para darem explicações.

Fonte: Sociedade Rural Brasileira informações da Assessoria do Deputado Alceu Moreira

0 comentários

Postar um comentário