quinta-feira, 22 de novembro de 2012

São Paulo: Congresso Internacional de ( PSA ) Pagamento por Serviços Ambientais


Mundialmente, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem sido apontado como um mecanismo eficaz para proteção de áreas naturais e promoção do desenvolvimento local. Para debater iniciativas desse tipo, São Paulo vai ser palco do IV Congresso Internacional de PSA, entre os dias26 a29 de novembro de 2012, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – São Paulo/SP. Veja a programação aqui.

O Congresso tem como tema central a “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental” e vai reunir representantes de diversos países. Durante as diversas sessões temáticas, outros temas serão enfocados, como: comunicação, mobilização e capacitação de atores em iniciativas de PSA; aspectos legais, arranjos institucionais e financiamento para o desenho e implementação de esquemas de PSA, procedimentos e metodologias para a avaliação e monitoramento de serviços ambientais e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSAs.

Mais de 500 participantes, representantes de instituições de pesquisa, ensino, extensão, organizações não governamentais, assim como, produtores e empresas do segmento ambiental e produtivo são esperados no encontro.

As expectativas do congresso são grandes. O debate sobre iniciativas de PSAs visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de produção sustentável e a conservação dos ecossistemas. Especialistas com notório conhecimento sobre os temas terão uma oportunidade ímpar para reflexões, troca de ideias e disseminação de conhecimentos, buscando melhor estruturar o desenvolvimento e a promoção de mecanismos de financiamento para o bom manejo e a conservação do ambiente.

O IV Congresso Internacional de PSA será promovido pelo Instituto Vitae Civilis, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), Rede Ibero-Americana de PSA (REDIPASA), The Nature Consevancy (TNC) e Forest Trends. A Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O evento tem o apoio da Comunidade de Aprendizagem PSA, Senac, Fundação Grupo Boticário, Centre Forestal e Fundo Vale.


SERVIÇO

IV Congresso Internacional de PSA

Data: 26/11/2012 – abertura às 19h.

Data: 27 e 28/11/2012 – 8h às 19h.

Data: 29/11/2012 – Atividades externas

Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – São Paulo/SP


Texto: Lucas Campagna Filho

Fonte: Sistema Ambiental Paulista

0 comentários

Postar um comentário