quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santa Catarina: Pronatec no Senar oferece novos cursos para 2013


Viveirista de plantas e flores, pescador artesanal em água doce, pescador em ambiente marinho e domador de cavalos. Estes serão alguns dos novos cursos oferecidos a partir de 2013 pelo Pronatec no Senar no estado de Santa Catarina. O guia de cursos para 2013 foi atualizado e há no total, 51 opções de treinamentos nas mais diversas áreas ligadas a produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

O programa ofertado pelo Senar visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. São disponibilizados cursos na área de apicultura, avicultura de corte e postura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, equideocultura, construção de sistema de irrigação por superfície e drenagem, fruticultura básica, operação de tratores, transformação caseira de produtos (embutidos, defumados, beneficiamento de carne de ovino, caprino, peixe, frango e bovino), cultivo de olerícolas de talos, folhas e flores e cultivo de plantas industriais (mandioca) e suinocultura.

Para o próximo ano, além das 12 capacitações existentes serão desenvolvidos novos cursos, conforme a demanda apontada pela Secretaria de Estado da Educação. Por isso, o Senar/SC quer ampliar a oferta de treinamentos firmando parcerias com outras entidades, a exemplo do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Defesa e Ministério do Trabalho e Emprego. “As parcerias são fundamentais e indispensáveis para a realização do programa. O cenário se completa quanto temos a participação ativa da entidade demandante, atualmente a Secretaria de Educação, os Sindicatos rurais, o Senar, os alunos e seus pais”, avalia o gestor do Pronatec em Santa Catarina, Emerson Gava.

De acordo com o superintendente da entidade, Gilmar Zanluchi, "o intuito é beneficiar os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. Assim, permanecerão no campo motivados."

TURMAS

O Senar/SC e a Secretaria de Educação por meio das gerências regionais de educação, têm programado 25 turmas, sendo que 18 vã concluir as atividades neste ano e outras sete no início de 2013.

Em 2012, o programa beneficiou os municípios de Água Doce (Bovinocultura de leite), Angelina (horticultura), Araranguá (equideocultura, com duas turmas), Bom Retiro (bovinocultura de leite), Campo Erê (bovinocultura de leite), Cordilheira Alta (bovinocultura de leite – duas turmas), Dionísio Cerqueira (bovinocultura de leite), Palmitos (bovinocultura de leite), Papanduva (bovinocultura de leite), Presidente Getúlio (bovinocultura de leite), São Carlos (bovinocultura de leite), São José do Cedro (bovinocultura de leite), São José do Cerrito (bovinocultura de leite), São Lourenço do Oeste (bovinocultura de leite), Seara (bovinocultura de leite) e Urubici (horticultura).

As capacitações de maior demanda foram de bovinocultura de leite, com 14 cursos, principalmente nas regiões oeste e extremo oeste catarinense, por levar em consideração a vocação agrícola e a importância da atividade. Gava explica que não serão mais iniciadas turmas em 2012 em função do calendário agrícola e da aproximação do final do ano civil, tendo em vista que a duração média do curso é de dois meses.

Para 2013 estão programas sete turmas nos municípios de Pinhalzinho (bovinocultura de leite), Itapiranga (bovinocultura de leite), Iporã do Oeste (bovinocultura de leite), Chapecó (bovinocultura de leite), Braço do Norte (bovinocultura de leite), Barra Bonita (bovinocultura de leite) e Abelardo Luz (horticultor). De acordo com o gestor do Pronatec em Santa Catarina, nestes municípios já iniciaram as articulações com os Sindicatos Rurais e escolas.

Os alunos interessados em participar do programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333 0322.

AVALIAÇÃO

As capacitações são direcionadas à formação inicial continuada de estudantes de ensino médio das escolas estaduais. “Os alunos estão se envolvendo e demonstram satisfação em aprender práticas e técnicas utilizadas por seus familiares. Além disso, analisam o que precisam fazer para ampliar os resultados, ou seja, estamos despertando o interesse da busca do conhecimento de modo a prepará-los para o mercado de trabalho”, observa Gava.

Os resultados são positivos e os depoimentos dos participantes comprovam a satisfação com o programa de qualificação. Alguns estudantes relataram que os cursos são proveitosos, proporcionam inovações e conhecimentos e apresentam oportunidades de novas experiências através das aulas práticas. “Fiz novas amizades, aprendi a importância de ter metas na vida e fazer de tudo para conquistá-las, a necessidade de trabalhar em equipe e saber que ganhar ou perder não é tudo”, comentou um estudante.

O Senar/SC aplicou questionário com os participantes que já concluíram o programa. A avaliação parcial revela que a maioria dos estudantes possui ensino médio incompleto, considera adequada a duração do curso, a conformidade dos assuntos abordados com os objetivos propostos, o local de desenvolvimento das atividades, a contribuição do material didático para a compreensão dos temas e o domínio de conhecimento do instrutor. A maioria dos participantes também declarou que se mantiveram interessados durante o curso, mantiveram bom relacionamento com os colegas, participaram das discussões de trabalho, assimilaram os conteúdos e visualizaram possibilidade de inserção profissional durante o desenvolvimento do treinamento.

Fonte: Assessoria Senar/SC

0 comentários

Postar um comentário