sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2013 já tem touros pré-selecionados


A ABCZ divulgou a lista dos animais pré-selecionados para participar do PNAT 2013 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). A consulta pode ser feita pelos criadores participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) através da página de Comunicações Eletrônicas no site da ABCZ (www.abcz.org.br). A lista geral dos animais de cada raça também está disponível no site do PMGZ, através do seguinte link: http://www.pmgz.org.br/?tourosjovens2013.

Os animais foram pré-selecionados com base nos índices de avaliação genética de cada raça, todos com nascimento entre 15 de fevereiro de 2011 e 15 de fevereiro deste ano. Foram pré-selecionados 6.359 touros da raça nelore (TOP até 3%), 102 animais da raça nelore mocha (TOP até 3%), 760 animais tabapuã (TOP até 6%), 391 brahman (TOP até 6%), 191 guzerá (TOP até 3%) e 17 Gir (TOP até 6%).

“A partir de janeiro de 2013, os técnicos da ABCZ iniciarão a avaliação visual dos animais. Portanto, os criadores que tem interesse em participar, devem manter os animais na propriedade aguardando a visita técnica”, informa o gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro.

O PNAT abrange rebanhos de todas as regiões brasileiras e conta com rebanhos colaboradores também em diversos estados. Desde seu lançamento em 2010, quase cinco mil doses de sêmen dos touros aprovados já foram utilizadas em rebanhos colaboradores do programa.

Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário