sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nova edição de 500 Perguntas 500 Respostas: Gado de corte no Pantanal


A pecuária de corte extensiva é a principal atividade econômica do Pantanal. Como a atividade utiliza poucos insumos na região, a pecuária pantaneira tem sido importante para a conservação dos recursos naturais regionais. Por sua vez, diversos fatores têm reduzido a sustentabilidade dessa atividade, sobretudo, os associados à competitividade das atividades produtivas, ao preço do bezerro e à divisão de terras, exigindo soluções tecnológicas eficientes para o alcance de produtividades rentáveis sem comprometimento dos recursos naturais e do bem-estar da população.

Contribuir para o fortalecimento dos sistemas de criação de gado de corte no Pantanal com sustentabilidade tem sido uma preocupação constante da Embrapa e, para auxiliar produtores, técnicos e outros membros do segmento da pecuária de corte da região a encontrar soluções tecnológicas que viabilizem econômica e ambientalmente a pecuária pantaneira, a empresa acaba de lançar a segunda edição do livro 500 Perguntas 500 Respostas – Gado de corte no Pantanal: o produtor pergunta, a Embrapa responde.

O livro, atualizado e revisto, contém perguntas formuladas pelos próprios pecuaristas pantaneiros e aborda questões que vão desde o manejo do rebanho, da pastagem nativa e cultivada e da sanidade animal, passando pelo melhoramento e conservação do uso de recurso genético animal, até questões como administração da fazenda, perspectivas e oportunidades para a pecuária de corte no Pantanal.

Com relação à conservação dos recursos naturais e às oportunidades para essa atividade econômica, a nova edição da publicação apresenta, didaticamente, perguntas e respostas sobre compensação ou pagamento por serviços de conservação do Pantanal; potencialidades dos empreendimentos rurais pantaneiros para participantes do mercado de carbono e técnicas de rastreabilidade bovina, além de muitas outras informações importantes para o pecuarista da região.

Coleção 500 Perguntas 500 Respostas

Editada pela Embrapa desde a década de 1990, a coleção conta atualmente com quase 30 edições com temas sobre cultivos e criações que auxiliam produtores, técnicos, professores e estudantes a compreender mais facilmente as soluções e tecnologias geradas pela Embrapa para melhorar a rentabilidade e produtividade das diversas cadeias produtivas, com respeito aos recursos naturais e à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e dos consumidores.

Serviço

Coleção 500 Perguntas 500 Respostas – Gado de corte no Pantanal: o produtor pergunta, a Embrapa responde pode ser adquirido, no valor de R$ 14,00, pelo site da Livraria Embrapa, no endereço: www.embrapa.br/liv ou pelo e-mail: sct.vendas@embrapa.br ou ainda por telefone: +55 (61) 3448 4236 ou Fax: +55 (61) 3448 2494. A livraria funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, no Parque Estação Biológica (PqEB), Avenida W3 Norte (Final), em Brasília (DF). Embrapa no Twitter: www.twitter.com/livrariaembrapa 


Selma Beltrão (JP 2490 DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 3448 2493 E-mail: selma.beltrao@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário