sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MAPA: Instituído núcleo para orientar políticas agrícolas


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou oficialmente, nesta quinta-feira, 1º de novembro, o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), que tem entre os objetivos usar conceitos estratégicos para elaborar programas e medidas para o setor agropecuário. A medida foi publicada por meio da Portaria nº 1.015, no Diário Oficial da União.

A partir dos estudos do NIT, serão feitos mapeamentos territoriais para a elaboração das estratégias governamentais. Os primeiros resultados serão entregues no primeiro semestre de 2013 e utilizados para a elaboração do próximo Plano Agrícola e Pecuário, baseando ainda outras políticas como o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). A proposta é que as ações do Governo Federal sejam baseadas em investimentos que atuem melhor com as realidades locais.

Entre as vantagens do planejamento prévio está a melhoria da eficiência agrícola em direção à sustentabilidade. O conhecimento gerado pelo NIT permitirá, por exemplo, a criação de estratégias para otimizar o uso do solo, possibilitando melhor foco das políticas públicas, redução do risco e melhor alocação do crédito rural por meio de vantagens regionais. O núcleo ainda pretende acompanhar ações de desmatamento e o avanço da atividade agrícola no território nacional.

Clique aqui para ler a portaria na íntegra.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3089/2203
Carlos Mota
carlos.mnascimento@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário