quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Embrapa: Eucalipto imune à toxidez do alumínio


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e a FuturaGene formalizam o interesse em desenvolver pesquisas em conjunto, ao assinar parceria, na terça-feira (27), em Brasília. Esta cooperação público-privada, voltada para a sustentabilidade, estabelecerá programas de colaboração para pesquisa com eucalipto e outras espécies arbóreas. O primeiro projeto a ser executado será uma experiência pioneira no mundo: a introdução de um gene de tolerância ao alumínio – tecnologia da Embrapa – em germoplasma de eucalipto da FuturaGene, para melhorar a produtividade em áreas afetadas pela toxidade do metal.

“A parceria que assinamos com a FuturaGene, que se inicia com a exploração da máxima tolerância do eucalipto ao alumínio, representa a possibilidade de ambas as empresas ampliarem seus esforços, para o desenvolvimento de culturas sustentáveis de alta produtividade, o que impulsionará mais ainda suas trajetórias no caminho da economia-verde”, afirma o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

A FuturaGene, como líder mundial no melhoramento da produtividade e sustentabilidade de florestas plantadas para os mercados de celulose, bioenergia e combustíveis, busca corrigir o problema causado pelo alumínio, que mata o ápice de crescimento da raiz do eucalipto. O perfil do solo que poderia ser explorado pela raiz fica mais superficial, com menos acesso à água, tornando-se mais sensível ao estresse da seca e com nutrição mineral comprometida.

A atividade agroflorestal, conforme o CEO da FuturaGene, Stanley Hirsch, é uma arma fundamental na luta contra as mudanças climáticas, além de ser estímulo ao desenvolvimento socioeconômico. “A melhoria da produtividade por meio de modificação genética é um importante fator na intensificação da atividade agroflorestal sustentável”, enfatiza.

Embrapa - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 26 de abril de 1973. Sua missão é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

FuturaGene

Com instalações no Brasil, China e Israel, a FuturaGene desenvolve tecnologia ambientalmente segura e sustentável para atender à crescente demanda de culturas de fibra, combustível e energia, por conta da redução da disponibilidade de terras e de recursos hídricos. As principais culturas da FuturaGene são o eucalipto e o álamo. Em julho de 2010, a FuturaGene tornou-se subsidiária integral da Suzano Papel e Celulose, empresa líder no setor florestal, de papel e celulose e energia renovável no Brasil.

Mais informações:
Sobre a Embrapa
Mônica Silveira – 682/05/34/DRT-DF

Secretaria de Comunicação (Secom)
Contatos: (61) 3448-1717 - monica.silveira@embrapa.br

Sara El Kadri
Contatos: (55 19) 2108-3563 -sara.kadri@futuragene.com

0 comentários

Postar um comentário