terça-feira, 20 de novembro de 2012

Embrapa: Novas cultivares de uva BRS Magna e BRS Vitória

                                                       Foto: João Dimas

A Embrapa Uva e Vinho apresenta, no final de novembro , duas novas cultivares de uva: a BRS Magna, para elaboração de suco, e a BRS Vitória, uva de mesa sem sementes. Os lançamentos acontecem nos locais onde o processo de validação de cada uma foi iniciado: a BRS Magna será lançada dia 23, em evento com início às 8h30, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT); a BRS Vitória, às 20h de 30 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Marialva (PR), durante a Festa da Uva local. 

As novas variedades contam com características que atendem tanto a demandas dos viticultores que trabalham com uvas de mesa, quanto daqueles que cultivam uvas para elaboração de sucos, conforme os pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, coordenadores do Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa. A BRS Magna caracteriza-se pela ampla adaptação climática e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante, enquanto a BRS Vitória destaca-se pela ausência de sementes e pela tolerância ao míldio, a principal doença da videira no Brasil.

Para 2013, estão planejados eventos de apresentação das novas cultivares nas outras regiões para as quais as novas cultivares são recomendadas. Assim, a BRS Vitória será apresentada em São Paulo, Minas Gerais e Vale do Submédio São Francisco e a BRS Magna, na Serra Gaúcha e também em São Paulo e no Vale do Submédio São Francisco.

As duas novas cultivares são resultantes do Programa de Melhoramento Genético da Videira, estabelecido em 1977, pela Embrapa Uva e Vinho. O Programa visa ao desenvolvimento e à criação de variedades de uva de qualidade, com boas características agronômicas, diferentes finalidades e ampla adaptação climática. Já foram lançadas 14 cultivares para mesa e elaboração de sucos e vinhos, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais polos vitivinícolas do Brasil. Para conhecer as outras cultivares lançadas pela Embrapa Uva e Vinho, acesse http://www.cnpuv.embrapa.br/pesquisa/pmu/cultivares.html.

Detalhando as novas variedades


A BRS Magna é uma cultivar de uva para suco, que tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como Nova Mutum, em Mato Grosso, e Jales, no Noroeste de São Paulo. Tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais. A nova cultivar apresenta um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19º Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades.


Principais características da cultivar:

Ampla adaptação climática;
Ciclo de produção intermediário;
Vigor médio;
Peso médio do cacho de 200g;
Tamanho da baga: 18mm x 20mm;
Cachos levemente compactos;
Produtividade entre 25 e 30 t/ha;
Alto teor de açúcar – entre 17 e 19º Brix;
Acidez moderada do mosto – 90mEq/L.

A BRS Vitória é a primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio, característica que garantirá uma produção mais sustentável, pela redução de aplicações de fungicidas. Preta, com sabor aframboesado, ela já foi testada nas regiões de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e também no Vale do Submédio do São Francisco. É vigorosa, com ciclo precoce e elevada produtividade – entre 25 e 30 t/ha –, além de apresentar teor de açúcar acima de 19º Brix (podendo chegar a 23º Brix, em regiões tropicais). 

Principais características da cultivar:

Tolerância ao míldio;
Ciclo de produção precoce;
Vigorosa;
Peso médio do cacho de 290g;
Tamanho da baga: 17mm x 19mm;
Cachos levemente compactados;
Produtividade entre 25 e 30 t/ha;
Alto teor de açúcar – entre 19 e 23º Brix.

Para adquirir

A comercialização de gemas das cultivares BRS Magna e BRS Vitória será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Campinas (SP), a partir de julho de 2013. Os produtores interessados na aquisição desse material propagativo deverão fazer reserva, por meio do site www.campinas.spm.embrapa.br, estando a mesma sujeita à disponibilidade de estoque na época da poda, quando a Embrapa entrará em contato, pelo e-mailcadastrado. Para mais informações sobre as reservas, os contatos são: telefone – (0xx19) 3749.8888; fax – (0xx19) 3749.8890.

Giovani Capra (DRT/RS 9.925)
Embrapa Uva e Vinho
0xx54) 3455.8000
www.cnpuv.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário