terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mapa incentiva uso da irrigação na produção de alimentos


A irrigação é considerada uma tecnologia importante para aumentar a produtividade agrícola de pequenas, médias ou grandes propriedades, especialmente para atender a demanda hídrica das culturas nos períodos críticos e de forte estiagem. Para discutir a questão e as políticas executadas pelo Governo Federal em conjunto com os Estados, o Rio Grande do Sul realiza, entre os dias 16 e 18 de outubro, o Seminário Internacional Água, Irrigação e Alimentação, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é um dos organizadores do evento em conjunto com o Governo Estadual e demais entidades do setor.

Para o secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, o uso da irrigação é um dos itens mais importantes para a modernização e o aumento da produtividade da agricultura brasileira. Segundo ele, o utilização dessa ferramenta permite o uso intensivo dos solos reduzindo a pressão por abertura de novas áreas, além de qualificar a lavoura. Atento a essas necessidades o Mapa participará dos debates e discussões realizadas no Seminário e mostrará as propostas e o enfoque do Ministério sobre o tema. Caberá ao chefe da Divisão da Agricultura Irrigada, José Silvério da Silva, fazer essa articulação e detalhar as ações do Governo no evento.

Paralelamente a isso, também ocorrerão discussões sobre diferentes temas: Políticas Públicas para a Irrigação, Suporte de Serviços e Tecnologias para a Irrigação e Trocas de Experiências Bem Sucedidas em Irrigação. O objetivo é mostrar e conscientizar para a necessidade do uso dessa ferramenta para produzir. O crescimento das áreas irrigadas é apontado como um dos principais fatores que garantiram o suprimento de alimentos em décadas de explosão demográfica. Dados mostram que o setor agropecuário é o maior consumidor de água em todo planeta, correspondendo a 70% da água doce existente, enquanto o uso doméstico responde por aproximadamente 10%, sendo o restante consumido pela indústria. Esse tema e o grande desafio gerado por essa conjuntura serão discutidos por especialistas de todo mundo no Seminário Internacional Água, irrigação e Alimentação, em Porto Alegre.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-3088
imprensa@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário