quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Confira os Preços Agropecuários na segunda prévia de Outubro


Arroz, feijão, carne bovina e batata – nosso prato mais tradicional – acompanhado de suco de laranja, responde pelas maiores altas desta segunda quadrissemana. No período analisado, 13 produtos apresentaram alta de preços e seis apresentaram queda. 

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 0,87% na segunda quadrissemana de outubro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Em comparação com a última quadrissemana de setembro, o IqPR recuou 0,56 ponto percentual. Os índices estão positivos desde junho/12, acumulando 18 quadrissemanas de aumento.

Quando a cana-de-açúcar (que no período teve queda de 1,28%) é excluída do cálculo, os índices registram altas maiores. O IqPR sobe para 2,80% e o IqPR-V (produtos de origem Vegetal) fecha com 2,99%, afirmam os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo, autores do artigo.

Os produtos que registraram as maiores altas foram: batata (21,82%), feijão (12,35%), arroz (11,28%), laranja para mesa (6,93%) e carne bovina (4,45%).
A forte estiagem de agosto e setembro prejudicou a produção da batata e provocou a elevação dos preços.

As quedas mais acentuadas desta quadrissemana ficaram por conta da banana nanica (16,60%), carne suína (2,57%) e ovos (1,62%).

Para ler o artigo na íntegra, acesse: www.iea.sp.gov.br

Outras informações
Instituto de Economia Agrícola
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498

Assessoria de Comunicação/Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães/Melissa Cerozzi
Estagiárias: Eli dos Santos/Gabriela Oliveira
Tel.: (11) 5067-0069

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

0 comentários

Postar um comentário