quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Batata: Livro aborda produtividade da cultura


A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) em parceria com a Associação Brasileira da Batata (ABBA) acaba de lançar o livro "Nutrição mineral, calagem e adubação da batateira", escrito por Rogério Peres Soratto, professor do setor de Agricultura e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), e Adalton Mazetti Fernandes, aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agricultura da FCA.

Lançando oficialmente durante o XXV Congresso da Associação Latino-americana da Batata, que ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro, em Uberlândia/MG, o livro é voltado a produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes de agronomia. "A bibliografia brasileira sobre a cultura da batata é muito escassa. A maior parte das publicações trata de cultivares que eram usados nas décadas de 70 e 80, e que, hoje, apresentam baixa produtividade", argumenta o professor Soratto. "O principal diferencial que trazemos nessa obra são as exigências nutricionais dos cinco principais cultivares que são utilizados atualmente no país".

O professor também comenta que a ideia do livro surgiu após ele ter orientado Adalton em sua tese de mestrado. "Muitas das informações presentes na obra têm base no trabalho dele com nutrição e adução da batateira. Quando ele iniciou o doutorado na mesma área, resolvemos trabalhar no projeto desse livro, que levou cerca de um ano para ficar pronto".

Em 121 páginas são apresentadas informações sobre a nutrição mineral, causas da deficiência nutricional, calagem, posicionamento do fertilizante e adubação com silício, macro e micronutrientes. "É um material enxuto, resumido, mas é muito útil para quem trabalha com a cultura, principalmente, porque boa parte dos produtores de batata é muito ligada às inovações técnicas", coloca Soratto.

O livro "Nutrição mineral, calagem e adubação da batateira" já está à venda na sede da Fepaf, localizada na Fazenda Lageado, em Botucatu, pelo valor de R$30,00, e também pode ser encomendado através do e-mail publicacoes@fepaf.org.br.

Fonte: UNESP

0 comentários

Postar um comentário