sábado, 20 de outubro de 2012

Alertas de Mercado: Boi , Frango e Suínos


Boi
No início desta segunda quinzena de outubro, diversos frigoríficos mostraram maior necessidade de compra de animais, visando abastecer as escalas de abate. Segundo pesquisadores do Cepea, a maioria das unidades deixou de abater em semanas anteriores. 

Essa necessidade de reabastecimento, por sua vez, praticamente anula a pressão característica de meados de mês, quando as vendas de carne costumam se desacelerar. Como a oferta de animais segue relativamente baixa, pecuaristas até têm conseguido alguns ajustes positivos do preço da arroba.

Entre 10 e 17 de outubro, o Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa teve ligeira queda de 0,34%, a R$ 95,16 nessa quarta-feira. Apesar das variações positivas registradas em alguns dias, no acumulado de outubro o resultado é de pequena baixa, de 0,86%.

Frango

Os preços da carne de frango (congelada e resfriada) têm registrado movimento distinto entre as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo colaboradores do Cepea, as altas em algumas praças estiveram atreladas à maior competitividade da carne de frango frente à suína, que valorizou expressivamente no correr de outubro.

Além disso, houve aumento da demanda nos dias que antecederam o feriado da sexta-feira, 12 (Dia de Nossa senhora Aparecida), o que também influenciou a alta em alguns dias da semana passada. Já os recuos em parte das regiões se devem ao típico enfraquecimento da demanda neste início de segunda quinzena.

Suíno

A carne suína segue em franca valorização, com possibilidade de ultrapassar os picos de agosto – máximas do ano. Em algumas praças acompanhadas pelo Cepea, o aumento neste mês beira os 20%. Essas altas refletem os reajustes do suíno vivo iniciados na segunda quinzena de setembro. A valorização do animal, por sua vez, foi motivada pela redução da oferta após as fortes perdas sofridas por produtores especialmente em julho.

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

0 comentários

Postar um comentário