quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alertas de Mercado: Açúcar, Algodão e Trigo



Açúcar
As cotações do açúcar cristal no mercado spot paulista continuam em alta, influenciados pela postura firme das usinas e presença de compradores, conforme indicam pesquisadores do Cepea. Na segunda-feira, 15, o Indicador de Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ (mercado paulista), cor (ICUMSA) entre 130 a 180, fechou a R$ 51,53/saca de 50 kg, alta de 3,6% sobre a segunda-feira anterior. 

A resistência das usinas aos preços ofertados vem sendo influenciada pelo mercado internacional (Bolsa de Nova York) que, mesmo com fechamentos negativos na semana passada, ainda remunera mais que as vendas domésticas.

Algodão
A liquidez no mercado brasileiro de algodão permanece baixa, de acordo com pesquisadores do Cepea. Algumas indústrias seguem na expectativa de que os preços permaneçam em queda e, dessa forma, estiveram fora de mercado nos últimos dias, o que pressionou as médias. As que estiveram ativas interessavam-se apenas por pequenos volumes. O valor dos fretes permaneceu em patamar alto, o que também dificulta as negociações.

Produtores, de modo geral, têm expectativa de que o mercado reaja neste início de entressafra. Parte deles comenta que o preço atual cobre apenas os custos de produção, sem margem de lucro e, assim, preferem aguardar para retomar as vendas. Quanto aos preços, entre 9 e 16 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias recuou 0,46%, fechando a terça-feira a R$ 1,5352/lp. No mês, o Indicador acumula baixa de 2,76%.

Trigo
A menor produção mundial e a redução dos estoques pelo terceiro ano consecutivo têm deixado compradores de trigo apreensivos. No Brasil, haverá significativa diminuição do volume colhido, além do que algumas cooperativas gaúchas têm se voltado para a exportação. 

Nesse cenário, segundo informações do Cepea, compradores do mercado doméstico mantêm-se ativos, proporcionando sustentação às cotações neste período de intensificação da colheita, situação bem diferente da observada em outros anos. 

Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

0 comentários

Postar um comentário