terça-feira, 16 de outubro de 2012

ABCZ: Assinado protocolo de intenções para 1ª Prova Nacional de Produção de Leite

                           Quimbanda da CAL


Será iniciada no próximo ano, durante a Megaleite 2013, a 1ª Prova Nacional de Produção de Leite, promovida pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio da ABCZ, EPAMIG e FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

O protocolo de intenções para realização da prova foi assinado nesta segunda-feira (15/10) pelo presidente da Associação, Silvio Queiroz Pinheiro; a Diretora Geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade; o Coordenador de Bovinos da EPAMIG de Uberaba, Leonardo Oliveira Fernandes; o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, o Coordenador Operacional do PNMGL, André Rabelo Fernandes e a Secretária Executiva da ABCGIL, Ana Cristina Navarro.

A prova avaliará a produção e composição do leite de novilhas gir leiteiro manejadas em sistema de produção economicamente sustentável. Além de apurar a produção de leite e sua composição, serão avaliadas características dos animais como desenvolvimento corporal, comportamento, eficiência reprodutiva, consumo e conversão alimentar, na busca de subsídios para construção de índice econômico de produção.

A prova será realizada em Uberaba/MG, com a participação da ABCGIL, EPAMIG, FAZU, ABCZ e com o apoio da EMBRAPA Gado de Leite e UNIUBE, através do Hospital Veterinário de Uberaba. 

Os criadores interessados em participar da prova deverão inseminar suas novilhas, entre os dias 15 de novembro de 2012 e 15 de dezembro de 2012, para que as mesmas possam parir entre 30 de agosto de 2013 e 30 de setembro de 2013.

A entrada das novilhas no local da prova será realizada durante a Megaleite/2013. A Prova terá duração de 14 meses, sendo dois meses de pré-parto e mais 12 meses de realização.
Os resultados da prova serão divulgados durante a Expogenética 2014. As novilhas serão manejadas em sistema de produção natural, normalmente utilizado pelos produtores de leite economicamente sustentável. As inscrições serão abertas a partir do dia 22 de outubro e poderão ser realizadas através do site www.girleiteiro.org.br

Fonte:abcz/ Assessoria de Comunicação ABCGIL / Juliana Duarte

0 comentários

Postar um comentário