sábado, 29 de setembro de 2012

Workshop internacional em Campinas: Emissões de gases na produção animal


Pesquisadores de universidades e institutos agropecuários brasileiros, americanos, europeus e chinês vão se reunir durante três dias para compartilhar experiências e discutir novas tendências tecnológicas relacionadas à emissão de poluentes na atmosfera pelos sistemas de produção animal. O I Workshop Internacional sobre Emissões de Gases, Ventilação e Bem-Estar na Produção Animal acontece de 2 a 4 de outubro na Unicamp em Campinas/SP. O evento é promovido pela Unicamp, Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade de Illinois (Estados Unidos), Capes e Fapesp.

Os pesquisadores pretendem aperfeiçoar os inventários de emissão das fontes agrícolas para a padronização internacional da apresentação dos dados de emissão e desenvolver protocolos internacionais de coleta de gases de efeito estufa, gases precursores e matéria particulada para todos os sistemas de produção agrícolas.

A programação do workshop foi dividida em três temas. Na terça-feira, vão ser debatidas as lições aprendidas: métodos e tecnologias para controle ambiental nos sistemas de produção mecanicamente ventilados. Na quarta-feira, o assunto é semelhanças e diferenças entre os sistemas de ventilação americanos e brasileiros: desafios no controle ambiental para instalações brasileiras visando o bem-estar animal e maior produtividade. No último dia do evento, na quinta-feira, será a vez de discutir os desafios atuais na quantificação de emissões nos sistemas de produção agropecuários: inventários nacionais de emissão no Brasil, Estados Unidos, China e Europa.

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC) será representada pelos pesquisadores Paulo Armando de Oliveira e Martha Higarashi, que vão apresentar os projetos brasileiros para quantificação de emissões na produção de suínos e aves e para quantificação de emissões no tratamento de resíduos. Os demais palestrantes são pesquisadores da University of Illinois at Urbana-Champaign, University of Tennessee, Iowa State University, Texas Research Extension Center at Amarillo, The NAEMS Project, Texas Agrilife Research e Penn State (Estados Unidos); Institut National de la Recherche Agronomique (França); Khatolieke Universiteit Leuven (Bélgica); Universitat Politècnica de València (Espanha); Universidad Nacional de Colombia (Colômbia); Chinese Academy of Agriculture Sciences (China); e Universidade Federal de Viçosa, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Plasson (Brasil).

Informações sobre a programação completa, normas para envios de trabalhos (podem ser enviados até o fim de setembro) e inscrições (pela internet ou no local) estão no site do evento, no endereço www.feagri.unicamp.br/emissoes.

Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10158)
Embrapa Suínos e Aves
Contato: (49) 3441.0454
lucas.cardoso@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário