quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inscrições Abertas: Curso de geotecnologias e aplicações em uso e cobertura das terras


Estão abertas as inscrições para o curso “Geotecnologias e aplicações em uso e cobertura das terras”, que será realizado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP), entre os dias 24 e 26 de outubro. A programação vai abranger conceitos básicos e ferramentas baseadas em dados geoespaciais aplicados no levantamento e mapeamento do uso e cobertura das terras. O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de outubro.

Ministrado por especialistas da Embrapa, o curso vai apresentar conceitos em cartografia, interpretação de cartas topográficas e Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas e noções básicas de classificação de imagens. Também faz parte da programação a prática de exercícios tutorias para aquisição de imagens, coleta de dados orbitais, classificação em uso e cobertura das terras, edição e geração de mapas.

Os levantamentos de uso e cobertura das terras são amplamente aplicados quando se deseja compreender as principais atividades desenvolvidas sobre um determinado território. “Com o mapa de uso e cobertura das terras é possível localizar e quantificar aspectos da paisagem, tanto naturais como construídos, em ambientes urbanos ou rurais”, explica a pesquisadora Cristina Criscuolo, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, área que organiza o curso.

Com o uso de imagens de satélites é possível elaborar mapas que mostram, por exemplo, quais os principais produtos agrícolas cultivados em uma região. “Atualmente, as imagens de satélite disponíveis gratuitamente na internet podem ser utilizadas para realização destes levantamentos, que agregam pontos positivos em qualquer atividade de planejamento que tenha um componente territorial associado a ela”, completa Criscuolo.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), parceira no evento. O número de vagas é limitado a dez participantes e o valor da inscrição é de R$ 500,00 e R$ 450,00 (parceiros e estudantes).

Inscrições: www.cnpm.embrapa.br/curso.html

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventos@cnpm.embrapa.br.

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
graziella@cnpm.embrapa.br
Fone: (19) 3211-6200

0 comentários

Postar um comentário