terça-feira, 11 de setembro de 2012

Custos de Produção de Frangos e Suínos alcançam valores recordes em agosto


Os índices de custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, alcançaram valores recordes em agosto, chegando a 183,70 e 183,09 pontos, respectivamente. As informações estão no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias.

Este foi o terceiro mês seguido de aumento do ICPFrango. A alta em agosto foi de 12,73%. O índice já acumula 37,17% em 2012 e 35,02% nos últimos 12 meses. A nutrição dos frangos, que compôs 74,35% do índice no mês passado, teve um aumento de 12,42% em agosto e chega a 31,60% no ano, pressionada pelas variações nos preços do milho e do farelo de soja.

O ICPSuíno acumula altas desde maio. Apenas em agosto, o índice subiu 10,61%. No ano, o ICPSuíno calculado pela Embrapa apresenta um acréscimo de 27,98%, e de 28,96% nos últimos 12 meses. Mais uma vez, os preços dos insumos que compõem a ração dos animais foram a principal causa do aumento.

CIAS - O ICPSuíno/Embrapa e o ICPFrango/Embrapa foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. A evolução nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos índices de custos de produção, as variações percentuais do mês e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (www.cnpsa.embrapa.br/cias).
Sobre os índices - O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente. Ou seja, não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões e terminados.

Lucas Scherer Cardoso (MTb/RS 10158)
Embrapa Suínos e Aves
Contato: (49) 3441.0454
lucas.cardoso@embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário