sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Câmara setorial de Leite e Derivados debate sobre a criação do Sistema de Inteligência Colaborativa


Câmara setorial de Leite e Derivados discutiu sistema que ajudará na competitividade da cadeia produtiva do leite


Câmara setorial de Leite e Derivados discutiu sistema que ajudará na competitividade da cadeia produtiva do leite

Criar um banco de dados oficial que possa dar base para a tomada de decisão e melhorar a competitividade da cadeia do leite. Esse é o objetivo do Sistema de Inteligência Colaborativa que começa a ser construído pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados.

Na abertura da sexta reunião extraordinária da Câmara Setorial nesta quinta-feira (20/09), o gestor da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hugo Oliveira, abordou a criação do sistema à comissão. Com a ideia de ser hospedado em um portal na internet, o Sistema de Inteligência Colaborativa será uma base oficial com origem econômica, financeira, comercial, jurídica e legislativa.

Essas informações ajudarão na análise dos ambientes interno, externo e futuro da cadeia produtiva. Além disso, com dados confiáveis, o setor poderá detectar ameaças de competitividade, aumentar vantagem competitiva e achar novas oportunidades.

Representante da Unidade da Embrapa Gado e Leite, José Portugal, explicou que hoje os dados sobre a cadeia estão pulverizados e sem processamento, o que não dá base técnica para a definição de ações. Nessa primeira reunião para construção do sistema, os membros da comissão debateram temas prioritários, como legislação e pesquisa. O próximo passo é a identificação de fontes de dados primários e de informações que serão analisadas e disponibilizadas.

Os dados serão utilizados na construção de modelos de gestão estratégica, promoção competitividade da cadeia do leite e fortalecimento das tecnologias de comunicação e informação. Esse é a primeira experiência do Mapa de criação de Sistemas Inteligente Colaborativa, respondendo a uma demanda das câmaras setoriais por informações oficiais. O sistema também será desenvolvido em outras cadeias produtivas.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205
Carlos Américo
carlos.americo@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário