quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Câmara Setorial apresenta Classificação de Terras para Irrigação


Representantes de federações, entidades, cooperativas de produtores, além de pesquisadores, especialistas e governo conheceram, em detalhes, o Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). A versão atual, que está em sua segunda edição (a primeira foi lançada em 2005), foi apresentada pelo agrônomo Silvio Roberto de Lucena Tavares, da Embrapa Solos do Rio de Janeiro, vinculado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante reunião da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação, nesta quinta-feira, 6 de setembro, em Brasília.

O SiBBTC é uma metodologia que define a potencialidade do ambiente para desenvolver dada cultura sob determinado tipo de irrigação. Também procura classificar as terras segundo a interação de vários planos de informação, para avaliar o ambiente e auxiliar no manejo da agricultura irrigada, um dos desafios do governo para contornar problemas climáticos. O Sistema está disponível para download no endereço: http://www.cnps.embrapa.br/sibcti.

Segundo Tavares, um dos objetivos da ferramenta é evitar que terras que não tenham aptidão para a irrigação sejam incluídas no processo produtivo, minimizando o impacto ambiental, além de perdas financeiras. Ela também possibilita o uso da água e melhor exploração dos recursos hidrícos. “Estamos disponíveis para esclarecer, bem como dar cursos a profissionais e interessados em geral sobre o sistema e a sua importância que permitem que áreas antes consideradas como não aptas à irrigação sejam classificadas como aptas, gerando riqueza”, salientou, acrescentando que o Sistema é uma importante ferramenta para a implementação de políticas públicas.

Plantio Direto

Durante reunião da Câmara também foi aprovada a proposição para a instituição do Dia Nacional do Plantio Direto, em 23 de novembro. A proposição será encaminhada à Câmara dos Deputados para a formulação de projeto de lei e apreciação ainda neste ano. A iniciativa tem o apoio dos ministérios da Agricultura e da Integração Nacional, além da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Autor: Mônica Bidese

0 comentários

Postar um comentário