sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Batata BRSIPR Bel é lançada ao mercado de processamento


                                                            Foto: Antonio Bortoletto

O mercado de batatas vai ganhar uma nova cultivar para processamento. A Embrapa Clima Temperado faz o lançamento da cultivar BRSIPR Bel em evento internacional neste dia 17. Esta batata é destinada às indústrias, principalmente, na elaboração das formas “chips” e de batata palha. Um grupo de pesquisa e transferência de tecnologia levam a novidade para ser conhecida durante XXV Congresso de La Asocición Latinoamericana de la Papa (Alap) , o XIV Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata (ENB) e X Seminário Nacional de Batata Semente e V ABBA Batata Show, em Uberlândia, Minas Gerais.

Segundo o pesquisador Arione Pereira a Bel é uma cultivar de ciclo médio, com potencial produtivo elevado e com alta percentagem de tubérculos comerciais. Entre vantagens e cuidados, essa batata exige especialmente um manejo pós-colheita(beneficiamento e armazenamento), sendo bem feita a amontoa, já que é suscetível ao esverdeamento. Durante a comercialização, devem ser minimizadas sua exposição à luz. A cultivar foi testada e selecionada com base na aparência e rendimento dos tubérculos e qualidade de fritura. “Mesmo com o lançamento, os testes de validação da cultivar continuam em diferentes regiões do país, e até o final do ano deve acontecer um evento para o lançamento regional”, comentou.

A BRSIPR Bel foi desenvolvida na cooperação entre o Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, envolvendo a Clima Temperado, Produtos e Mercados(Canoinhas/SC) e Hortaliças(Brasília/DF) e o Instituto Agronômico do Paraná(Iapar).

Os pesquisadores Angela Diniz, Arione Pereira, Carlos Alberto Medeiros, Caroline Castro e César Bauer serão acompanhados pelo chefe-geral, Clênio Pillon, e dos analistas de Transferência de Tecnologia, Andréa Noronha e Lírio Reichert para realização do lançamento da Bel junto à comunidade científica.


Cristiane Betemps – 7418RS
Jornalista
Embrapa Clima Temperado
Cristiane.betemps@cpact.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário