Foto: Antonio Bortoletto
Segundo o pesquisador Arione Pereira a Bel é uma cultivar de ciclo médio, com potencial produtivo elevado e com alta percentagem de tubérculos comerciais. Entre vantagens e cuidados, essa batata exige especialmente um manejo pós-colheita(beneficiamento e armazenamento), sendo bem feita a amontoa, já que é suscetível ao esverdeamento. Durante a comercialização, devem ser minimizadas sua exposição à luz. A cultivar foi testada e selecionada com base na aparência e rendimento dos tubérculos e qualidade de fritura. “Mesmo com o lançamento, os testes de validação da cultivar continuam em diferentes regiões do país, e até o final do ano deve acontecer um evento para o lançamento regional”, comentou.
A BRSIPR Bel foi desenvolvida na cooperação entre o Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, envolvendo a Clima Temperado, Produtos e Mercados(Canoinhas/SC) e Hortaliças(Brasília/DF) e o Instituto Agronômico do Paraná(Iapar).
Os pesquisadores Angela Diniz, Arione Pereira, Carlos Alberto Medeiros, Caroline Castro e César Bauer serão acompanhados pelo chefe-geral, Clênio Pillon, e dos analistas de Transferência de Tecnologia, Andréa Noronha e Lírio Reichert para realização do lançamento da Bel junto à comunidade científica.
Cristiane Betemps – 7418RS
Jornalista
Embrapa Clima Temperado
Cristiane.betemps@cpact.embrapa.br
0 comentários
Postar um comentário