terça-feira, 4 de setembro de 2012

Amazonas: Embrapa oferece oito cursos gratuitos para Agricultores e Técnicos



A Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Amazonas, está com uma programação de oito cursos gratuitos entre os meses de setembro a dezembro de 2012. Os cursos abordam tecnologias agropecuárias ou técnicas e ferramentas aplicadas em pesquisas na área de ciências agrárias. De acordo com o tema, os cursos estão voltados para técnicos agrícolas, técnicos extensionistas, produtores rurais, agrônomos, estudantes de agronomia e pesquisadores.

No mês de setembro está previsto curso com objetivo de fornecer informações básicas de operacionalização do Sistema Global de Posicionamento (sigla em inglês GPS) para aplicação na agropecuária. O curso está confirmado para os dias 11 e 12 de setembro, com duração de 16 horas. As aulas serão ministradas pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Gilvan Coimbra, e terão enfoque expositivo e prático com marcação de trilhas georreferenciadas na floresta, cálculos de áreas e perímetros, entre outras atividades. Estão disponíveis 25 vagas.

Em outubro está agendado o curso sobre Produção de Milho e Feijão-Caupi no estado do Amazonas, direcionado para técnicos agrícolas, extensionistas e agricultores. Este curso aborda informações técnicas para o cultivo de milho e feijão-caupi nas condições do Amazonas, com orientações sobre o preparo do solo, plantio, calagem e adubação, cultivares de feijão e milho recomendadas, tratos culturais e manejo de plantas daninhas, principais doenças e pragas e suas medidas de controle, colheita, beneficiamento e a importância econômica dessas duas culturas de grãos. O curso tem a duração de 8 horas e será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Inocencio Junior de Oliveira. Estão disponíveis 25 vagas, tendo como público- alvo técnicos e agricultores. A atividade está prevista para o dia 2 de outubro.

Ainda em outubro, inicia o primeiro módulo do curso sobre Uso do Sistema R para Planejamento e Análise de Experimentos (Nível Básico). Esse é um software estatístico de código aberto, útil para planejamento e análise de dados em experimentos de pesquisa. O curso será ministrado pelo pesquisador Roberval Lima e tem 40 horas de duração, com o primeiro módulo de 20 horas previsto para os dias 8, 9 e 10 de outubro.

Para o mês de novembro estão agendados dois cursos. Nos dias 6 e 7 será realizado o curso Manejo Integrado de Plantas Daninhas, com o pesquisador José Roberto Fontes. O objetivo é capacitar agrônomos, técnicos agrícolas, extensionistas, produtores rurais e demais agentes ligados a atividades agropecuárias, para a adoção de estratégias associadas de controle de plantas daninhas em culturas de interesse no Amazonas. Este curso tem a duração de 12 horas e oferece 30 vagas.

Nos dias 7 e 8 de novembro, o pesquisador Miguel Dias ministra o curso sobre Sistema de Produção de Mandioca para o estado do Amazonas. O curso é direcionado a agricultores e técnicos. Serão abordadas informações sobre preparo do solo, controle de plantas daninhas, sistema de plantio, cadeia produtiva da mandioca, doenças e pragas da mandioca, colheita, produtos e subprodutos da mandioca e Sistema de produção para terra firme e várzea. A duração é de 16 horas e estão disponíveis 25 vagas.

No mês de dezembro estão previstos mais três cursos gratuitos, sobre: Boas Práticas da Cultura do Cupuaçuzeiro; Cultura da Seringueira; e Administração da unidade de produção familiar.

O curso sobre a Cultura da Seringueira será ministrado pelo pesquisador Everton Cordeiro, e terá uma abordagem de contextualização dessa cultura no estado, no Brasil e no mundo, o que inclui histórico, informações sobre a produção comercial, melhoramento genético, o cultivo e a integração com outras atividades, além de lacunas existentes na cadeia produtiva. O curso tem a duração de 16 horas e é voltado para estudantes, técnicos e interessados na heveicultura.

No curso sobre da Cultura do Cupuaçuzeiro, ministrado pela pesquisadora Aparecida Claret, a proposta é formar agricultores e técnicos como multiplicadores de boas práticas. O curso terá duração de 8 horas, com aulas expositivas sobre propagação, implantação da cultura, manejo de pragas, manejo de doenças, colheita e pós-colheita de frutos; e aula prática sobre produção de mudas, adubação, poda fitossanitária e controle da broca da ponteira em mudas e controle da broca do fruto.

No curso sobre Administração da Unidade de Produção Familiar, ministrado pela analista Elizângela de França Carneiro, o objetivo é oferecer informações sobre gestão da propriedade agrícola familiar. Com a duração de 8 horas, o curso é direcionado para agricultores familiares e técnicos extensionistas. O conteúdo inclui apresentação de ferramentas e controles básicos que podem ajudar as famílias rurais no planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, com base em indicadores de desempenho e outras informações para administração rural.

As inscrições para todos os cursos estão abertas e podem ser feitas pelo email eventos@cpaa.embrapa.br . Informações mais detalhadas sobre cada curso podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-7973, com o pesquisador Gilmar Meneghetti e o assistente José Guedes, do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Amazônia Ocidental.



Embrapa Amazônia Ocidental
Síglia Regina ( MTb 66/AM)

Contatos: (92) 3303-7852 / 3303-7860
siglia.regina@cpaa.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário