terça-feira, 28 de agosto de 2012

Veja as Tecnologias Sustentáveis apresentada pela Embrapa na Expointer



Lançamentos de tecnologias

Malus Fresh- Bebida elaborada a base de fermentado natural de maçã Gala, proveniente de pomares experimentais da Embrapa Uva e Vinho, localizados nos Campos de Cima da Serra em Vacaria, RS. Produzido em tanques isobarométricos, apresenta boa efervescência, aroma frutado de maçã verde, cor clara e límpida com agradável sabor. Produto refrescante e inovador de baixo teor alcoólico envasado em garrafa de pequenos volumes de 187ml, apresenta-se como excelente oportunidade para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva da maçã. A tecnologia desenvolvida permite um melhor aproveitamento e valorização de maçãs desclassificadas para o comércio in natura, as quais por sua vez, mantem suas propriedades intrínsecas em relação aos indicadores de qualidade, como teores de açúcar, ácidos e compostos fenólicos.

Lançamento de livros

O livro “Trigo no Brasil: bases para produção competitiva e sustentável” traz informações sobre a produção de ciência, tecnologia e inovação gerada pelas pesquisas da Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS). O trabalho é uma atualização do livro Trigo no Brasil publicado em 1982. A obra finalizada em 2011 avalia as mudanças na agricultura e na ciência, registradas em 18 capítulos, cobrindo os mais variados aspectos do complexo agroindustrial do trigo no país.

O livro “Cultivo de Citros sem Sementes”, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), ensina como se produz citros sem sementes, sendo a obra mais completa publicada até hoje no Brasil. A publicação aborda as diversas áreas da agronomia, servindo desde ao produtor de base familiar até o empresarial. Em parceria com produtores da Campanha Gaúcha e Emater-RS foram desenvolvidas tecnologias que compõem o sistema de produção, cujas frutas já são comercializadas nos principais mercados no Rio Grande do Sul, sendo muito apreciadas pelos consumidores, substituindo, em parte, as importações brasileiras.

Além disso, envolve uma cultura de grande importância econômica e social, com grande diversidade genética (laranjas, limões, tangerinas, pomelos, limas ácidas, limas, híbridos, entre outras).

Assinatura de Contrato de Parceria e Protocolo de intenções

A Embrapa Trigo e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro assinam, durante a Expointer, um contrato de parceria que estabelece condições para a conjugação de esforços das duas empresas na obtenção de cultivares de trigo, com o objetivo de aumentar a competitividade da cultura no Estado e fortalecer a integração entre Embrapa e a Fepagro.

A assinatura do Protocolo de intenções entre o estado do RS, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública com a interveniência da Brigada Militar e a Embrapa, tem por objetivo permitir o intercâmbio e o desenvolvimento de atividades de produção agropecuária e de pesquisa.

Outras tecnologias da Embrapa na Expointer

Dicas para o bem-estar animal - Uma das dicas da Embrapa, para garantir o bem-estar dos animais antes do abate, é mantê-los em jejum nas horas anteriores ao embarque. Segundo a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), isso é importante não apenas pelo conforto dos animais, mas também, pela economia e qualidade da carne. A densidade de suínos nos caminhões, que não devem ultrapassar os 235 kg/m², bem como o tempo de viagem e o comportamento dos motoristas também são cuidados importantes para o bem-estar dos suínos.

Produção de briquetes de biomassa - O briquete é uma lenha ecológica obtido por meio de prensagem e compressão de resíduos agrícolas, agroindustriais ou florestais, que podem ser queimados no lugar da lenha. A matéria-prima deve ser processada por uma briquetadeira. A Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) trouxe a briquetadeira e amostras de briquetes de várias biomassas (casca de arroz, bagaço e sementes de uva, bagaço de cana, serragem de pinus e de eucalipto, casca de babaçu e de café, resíduos de couro e casca de amendoim) para o público da Expointer conhecer essa alternativa energética.

Atlas Climático da Região Sul do Brasil - O “Atlas Climático da Região Sul do Brasil” é uma das mais completas radiogra­fias já lançadas do clima de uma região brasileira. É ilustrado por mais de 200 mapas que mostram a dis­tribuição de variáveis como tempe­ratura, chuva e radiação solar nos três estados da Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Lançado em dezembro de 2011, é a primeira publicação que reúne, ao mesmo tempo, dados dos três estados sulistas.

Abóbora-gila BRS Portuguesa - A Embrapa Clima Temperado realiza diversos trabalhos de resgate e conservação da agrobiodiversidade. A cultivar de abóbora-gila BRS Portuguesa chega ao Rio Grande do Sul trazendo um resgate cultural para as famílias de descendência portuguesa da região. Isso porque a espécie, comumente produzida em Portugal, faz parte da culinária lusitana há décadas, sendo usada para a produção dos tradicionais doces de gila. A BRS Portuguesa é uma variedade crioula. A semente foi resgatada pela Embrapa e avaliada durante vários anos. A polpa da abóbora-gila também pode ser usada no preparo de outros doces, em substituição ao coco ralado. Quando imaturo, o fruto pode ser cozido inteiro em água com pitada de sal, e consumido com casca em saladas.

Abobora BRS Linda - A Embrapa Clima Temperado está lançando no mercado, pela primeira vez, uma cultivar exclusivamente ornamental apropriada para pequenas áreas. A nova cultivar pode chegar a produzir 20 frutos por planta, com boa incidência de sol e condições climáticas, além de agregar valor e renda aos pequenos agricultores.

Dinâmica de Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção Pecuária do Bioma Pampa - O Projeto de Pesquisa da Rede PECUS, realizado pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com outras instituições, tem como finalidade avaliar o balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros ("seqüestro") de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária do Bioma Pampa, em busca de uma pecuária sustentável, pautada pelos aspectos econômico, social e ambiental. As avaliações do projeto estão sendo conduzidas em três sistemas pecuários: Integração Lavoura-Pecuária (soja/milho-ovinos); terminação de bovinos de corte, em pastagem natural, manejada com diferentes níveis de intensificação; e a recria de novilhas em ambientes pastoris, com diferentes níveis de interferência antrópica, que demonstram as diferentes interações possíveis entre a conservação da pastagem natural do Bioma Pampa e a produção de bovinos.

Instalações e Manejo Reprodutivo de Ovinos
- Com a retomada da ovinocultura, motivada pela valorização da carne, torna-se fundamental o aumento do rebanho ovino, o que tem sido alvo de várias ações governamentais. A utilização da Inseminação Artificial pode proporcionar uma amplificação no uso de carneiros selecionados por características desejáveis. Uma infraestrutura adequada e a sincronização de cio são componentes do sucesso do processo de inseminação. A sincronização de cio permite que o período de partos coincida com épocas de melhor disponibilidade alimentar, contribuindo para reduzir as perdas pós-parto. Além disso, a inseminação artificial é uma ferramenta importante para a disseminação da tecnologia Booroola, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul, que consiste na introdução de um gene de prolificidade (maior número de cordeiros nascidos por ovelha) nos rebanhos ovinos.

BRS Centauro – A aveia BRS Centauro, indicada para cobertura de solo, é uma alternativa às populações de aveia comum, ainda utilizadas em larga escala pelos agricultores na Região Sul. A cultivar destaca-se pela boa produção de massa seca, excelente rebrote, uniformidade e alta relação folha colmo. Um case de sucesso na sustentabilidade da produção agropecuária com o uso de cereais de duplo propósito será apresentado na cerimônia de lançamento do programa de Regionalização Territorial do MAPA, que vai contar com o depoimento do produtor de Boa Vista das Missões, Ivonei Librelotto, no dia 28/08, às 16h, na Casa de Tecnologia na Expointer.

Cereais Duplo Propósito
- Os cereais de inverno, como trigo, triticale, aveia, cevada e centeio, podem ser utilizados com o duplo propósito na produção agropecuária, servindo tanto ao forrageamento animal quanto à produção de grãos. A técnica já era utilizada pelo produtor de carne e leite da Região Sul, mas sem conhecimento da tecnologia de manejo mais adequada ao sistema. A Embrapa Trigo desenvolve estudos cada vez mais aprimorados para definir desde o desenvolvimento de cultivares com ciclo mais longo, até o melhor manejo dos cereais, orientando o momento certo para a entrada e saída dos animais, o planejamento forrageiro mais indicado para cada realidade e a possibilidade de colheita em forma de feno, silagem ou grãos.

Software Uzum - O Uzum é um software que auxilia na identificação de possíveis causas de problemas fitossanitários e fisiológicos em videiras. Com o auxílio de imagens, o sistema especialista faz perguntas ao usuário sobre o estado da videira, processando as respostas e permitindo um rápido diagnóstico inicial de doenças, pragas e distúrbios nutricionais. O sistema está disponível, livremente, no site da Embrapa Uva e Vinho: http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/uzum/

Vinho Frisante Suave Moscato - O Vinho Branco Frisante Suave Moscato é uma inovação tecnológica do projeto de pesquisa e desenvolvimento da Indicação Geográfica de vinhos moscatéis de Farroupilha. Desenvolvido em parceria pela Embrapa Uva e Vinho e Associação Farroupilhense de Produtores de Vinho , Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN) busca valorizar vinhos típicos desta região, que é a maior produtora de uvas moscatéis do Brasil. Características deste vinho: aromas moscatéis intensos, notas florais, levemente adocicado, bom frescor, elegante, baixa graduação alcoólica e presença de gás carbônico de fermentação natural.O rótulo é ilustrado pela aquarela da artista plástica Therese Von Behr, o qual representa toda a beleza da árvore do cerrado brasileiro, o Ipê Amarelo.

Serviço:

Evento: 35ª Expointer - Parque Estadual de Exposições Assis Brasil - Esteio/RS
Data: 25/08 a 02/09/2012
Local: Casa da Tecnologia da Embrapa - próximo a Pista Central

Assessoria de imprensa no evento

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)
Embrapa/Secretaria de Comunicação

Contato: (61) 99846335Elizabete.antunes@embrapa.br

Com informações dos jornalistas:

Daniela Collares (MTb 114/RR)

Embrapa Agroenergia

Contato: (61) 3448-1581- daniela.collares@embrapa.br



Joseani M. Antunes (MTb 9396/RS)

Embrapa Trigo

Contato: (54) 3316-5800 - joseani@cnpt.embrapa.br



Lucas Scherer Cardoso (MTb 10158/RS)

Embrapa Suínos e Aves

Contato: (49) 3441-0454 – lucas.cardoso@embrapa.br



Manuela Bergamim (MTb 1951/ES)
Embrapa Pecuária Sul
Contato: (53) 3240-4660 / 8108.2048

0 comentários

Postar um comentário