sexta-feira, 10 de agosto de 2012

PMGZ disponibiliza novo layout do Sumário PMGZ/ABCZ na internet


A ABCZ disponibilizou nesta quarta-feira (08/08) aos criadores participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) o Sumário PMGZ/ABCZ eletrônico com novo layout. A mudança de layout foi feita a partir de sugestões de criadores e técnicos da ABCZ, com o objetivo de tornar a consulta mais prática e objetiva.
Dentre as principais modificações, está à disposição filtros em um formato passo-a-passo, o que torna o processo de consulta mais intuitivo. Outra novidade é que o Sumário de Touros foi dividido em quatro categorias:

1 - SUMÁRIO PMGZ: como no sumário impresso, são apresentados somente os touros que preencheram os seguintes pré-requisitos:
Raça Nelore:
a. Acurácia mínima de 40% para a DEP Peso a desmama – efeito direto (PD-ED);
b. Acurácia mínima de 40% para a DEP Peso ao sobreano – efeito direto (PS-ED);
c. No mínimo 5 filhos com peso válido a desmama.

Raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil e Tabapuã:
a. Acurácia mínima de 30% para a DEP Peso a desmama – efeito direto (PD-ED);
b. Acurácia mínima de 30% para a DEP Peso ao sobreano – efeito direto (PS-ED);
c. No mínimo 5 filhos com peso válido a desmama.

Raça Sindi:
a. No mínimo 2 filhos com peso válido a desmama.

2 - TOUROS DE CENTRAL: são apresentados todos os animais que possuem sêmen disponível nas Centrais de Inseminação Artificial.

3 - MEUS TOUROS: são apresentados todos os touros em propriedade do criador

4 - GERAL: são apresentados todos os touros com idade máxima de 25 anos e que tenham pelo menos 1 filho com pesagem válida no PMGZ/CDP nos últimos 5 anos. Também são apresentados os touros jovens (sem filhos no CDP) com sêmen disponível nas Centrais de Inseminação Artificial.

De acordo com o Gerente do PMGZ/Corte, Rodrigo Junqueira, dentro de alguns dias, os criadores participantes do PMGZ terão à sua disposição as avaliações genéticas atualizadas (Agosto de 2012), identificadas em todos os relatórios e cabeçalhos como 2012/2012. Rodrigo destaca ainda que, para o próximo ano, o Sumário PMGZ/ABCZ eletrônico contará com uma série de novos recursos além, é claro, de melhorias naqueles já existentes.




Fonte: ABCZ - Laura Pimenta

0 comentários

Postar um comentário