quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mapa utilizará instrumentos de política agrícola para apoiar a avicultura


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu do presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, um conjunto de dados relativos à crise do setor e pediu o apoio do Governo para minimizar os impactos sobre os criadores. Turra esteve em audiência nesta terça-feira, dia 31 de julho, em Brasília representando empresas associadas à Ubabef.

Mendes Ribeiro reiterou ao dirigente que o ministério está atento às dificuldades da avicultura e negociando formas de apoiar o setor. “Vamos utilizar os instrumentos de política agrícola para que não faltem os produtos, assim garantiremos o abastecimento”, salientou o ministro.

No documento entregue ao ministro, a Ubabef aponta entre outras dificuldades do setor, o elevado custo da produção, especialmente por conta dos aumentos no preço do milho e da soja. Os produtos estão sendo pressionados, sobretudo, pela forte seca que atinge os Estados Unidos, provocando reduções nas safras de milho e soja daquele país. “A notícia mais tranquilizadora é de que não vai faltar insumos e o Governo utilizará os mecanismos de que dispõe para isso. Ficamos satisfeitos e vi a compreensão do Governo com o problema do setor”, ressaltou Turra.

A avicultura é dos setores que mais emprega no País, são 720 mil vagas na indústria e outras 3,5 milhões geradas direta e indiretamente pelo setor. “Estamos trabalhando na construção de medidas para amenizar as dificuldades do setor. São ações que tornarão a avicultura competitiva”, disse o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha.

A entidade também manifestou ao ministro preocupação com a greve dos caminhoneiros, uma vez que a paralisação da categoria está provocando descompasso no fornecimento dos produtos.

Convite Congresso
O ministro recebeu convite da entidade para o 24º Congresso Mundial de 2012 que irá discutir a cadeia produtiva e industrial de aves e ovos. O evento se realizará ente os dias 5 e 9 de agosto no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A expectativa é de um público de nove mil visitantes de todos os continentes. A organização é da WPSA, com co-organização da FACTA (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas) e da UBABEF (União Brasileira de Avicultura).

Para ouvir os áudios desta reportagem, acesse:

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Sala%20de%20Imprensa/31_07_2012%20-%20Mendes%20Ribeiro%20-%20Reuniao%20Avicultura.rar

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Sala%20de%20Imprensa/31_07_2012%20-%20Caio%20Rocha%20-%20Reuniao%20Avicultura(1).rar


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(61) 3218-3088
Mônica Bidese
monica.bidese@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário