quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Embrapa: Workshop vai discutir seleção genômica em bovinos de corte

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com a Conexão Delta G, a GenSys e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove no dia 09 de agosto de 2012, na Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Workshop Internacional para Seleção Genômica em Bovinos de Corte. O evento, dirigido a estudantes, pesquisadores, técnicos e produtores rurais, entre outros profissionais, tem como objetivo apresentar o potencial da ferramenta de seleção genômica e os resultados obtidos no Brasil e em outros países em prol da bovinocultura de corte.

O Workshop vai contar com palestras de especialistas nacionais e internacionais da área de genômica bovina. Entre os pesquisadores internacionais, estão: Flávio Schenkel da Universidade de Guelph no Canadá, pioneiro nas avaliações genômicas de bovinos na América do Norte, e Ignácio Aguilar do INIA-Uruguai, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de uma nova metodologia de seleção genômica com grande potencial de aplicação em bovinos de corte. 

Do Brasil, um dos palestrantes será o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Alexandre Caetano, que integrou o grupo internacional de cientistas responsável pelo sequenciamento do genoma bovino em 2009. A pesquisa ganhou a capa da revista científica americana "Science" e resultou na identificação de cerca de 22 mil genes e na construção de uma espécie de mapa genético chamada pelos cientistas de HapMap, capaz de rastrear, ao longo do genoma, variações mínimas existentes no DNA de bovinos. Caetano vai apresentar a palestra “Ferramentas genômicas no melhoramento genético animal: visão de futuro”. 

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS), Fernando Cardoso, líder nacional do projeto de pesquisa “Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino - Rhipicephalus(Boophilusmicroplus - nas raças Hereford e Braford” apresentará, junto com pesquisadores parceiros, resultados de pesquisa realizada com mais de 3.500 animais de 10 fazendas da Conexão Delta G - Sul, que visa aplicar a seleção genômica para selecionar bovinos mais resistentes ao carrapato. O objetivo principal da pesquisa é evitar o uso frequente de acaricidas e seus consequentes problemas de segurança alimentar por resíduos químicos na carne e de desenvolvimento de resistência do parasito aos princípios ativos, além dos elevados custos dos tratamentos.

Além deles, outros pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e especialistas das instituições parceiras apresentarão palestras durante o evento.

Mais informações sobre o Workshop Internacional para Seleção Genômica em Bovinos de Corte podem ser obtidas na página da Embrapa Pecuária Sul (www.cppsul.embrapa.br/unidade/eventos:evento/?mes=-1&cod=45#EVENTOS) e pelo telefone: (53) 3240-4689.
 
Fernanda Diniz (com informações da Embrapa Pecuária Sul) – jornalista 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Tel.: (61) 3448-4769 e 3340-3672

0 comentários

Postar um comentário