sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Centro binacional lança editais em biotecnologia para Brasil e Argentina



O Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB) lançou nesta semana duas chamadas públicas no âmbito da cooperação científico-tecnológica entre os países vizinhos. Os editais 21/2012 e 24/2012 apoiam, respectivamente, projetos de pesquisa e cursos de curta-duração nessa área do conhecimento.

Publicada terça-feira (21) no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a chamada 21 dispõe de R$ 700 mil oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Brasil, a data limite para submissão das propostas é 4 de outubro, mas, pela Argentina, as ideias de projetos devem ser entregues até segunda-feira (27). Lançado a cada dois anos, o edital contempla pela primeira vez a participação de núcleos de pesquisa uruguaios.

Já a chamada 24, publicada quarta-feira (22) na página do CNPq, destina R$ 600 mil à seleção de dez cursos de 80 horas-aula, a serem oferecidos por instituições nacionais a alunos brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios e colombianos. Os recursos vêm do Fundo Setorial de Biotecnologia (CT-Biotec).

A divulgação dos resultados das duas seleções no Diário Oficial da União e no site do CNPq, assim como as contratações das propostas aprovadas, deve ocorrer a partir de 10 de novembro. Criado há 25 anos, o CBAB lança editais simultaneamente nos dois países em temas binacionais prioritários.


Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

0 comentários

Postar um comentário