sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Brasil/Austrália: Aberta as Inscrições para Workshop Pecuária de Corte Sustentável


Pesquisadores australianos e brasileiros debaterão a importância e a viabilidade da pecuária de corte no cenário internacional no “Workshop: Pecuária de Corte Sustentável”, evento que será realizado entre os dias 8 e 11 de outubro no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). As inscrições começaram nesta quinta-feira (23/08) e poderão ser feitas pelo site da ABCZ (http://www.abcz.org.br/Eventos)

As palestras serão ministradas por formadores de opinião do Grupo Australian Country Choice, do Meat and Livestock Australia, CSIRO Division of Animal, Food and Health e da Escola de Agricultura e Ciência de Alimentos e Escola de Ciência Veterinária da Universidade de Queensland. Entre os brasileiros que fomentarão as discussões estão confirmadas as presenças de pesquisadores da Universidade de São Paulo, Embrapa e ABCZ.

O Workshop será dividido em seis painéis: Cadeia produtiva da carne; Segurança alimentar; produção sustentável; Melhoramento genético; Biotecnologias da reprodução; Sustentabilidade da indústria frigorífica. A abertura oficial será no dia 9 de outubro, às 18h, e terá palestras com os temas “Zebu: a genética que mudou um país” e “Projeção da Produção de Carne para 2050”. Nos dias 8 e 9, haverá visita técnica à centrais de inseminação de Uberaba.

A iniciativa de realizar o “Workshop: Pecuária de Corte Sustentável” no Brasil surgiu no ano final ano passado durante a visita de representantes do Polo de Genética Bovina à Universidade de Queensland, com o propósito de identificar potenciais parcerias técnico-científicas.

O evento será realizado pelo Polo de Excelência em Genética Bovina, projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, e contará com o apoio do Sebrae-MG e da ABCZ. Informações adicionais: www.cigeneticabovina.com.br.


Programação do Workshop Brasil - Austrália: Pecuária de Corte Sustentável

9 de outubro

Abertura do Workshop
18h - Zebu: a genética que mudou um país - Luiz Antônio Josahkian - Superintendente Técnico da ABCZ

Projeção da Produção de Carne para 2050 – a definir

10 de outubro

07h30 – 08h30 Inscrições e entrega de material

Painel 1: Cadeia Produtiva da Carne

08h30 – 09h15 Cadeia produtiva da carne Brasileira
Fernando Sampaio - Diretor e coordenador de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne

09h15 – 10h00 Cadeia produtiva da carne australiana - David Foote - Chefe Executivo da Australian Country Choice

Painel 2: Segurança Alimentar

10h30 – 11h15 Demanda mundial de alimentos e segurança alimentar: estamos preparados? - visão brasileira - Augusto Hauber Gameiro – professor doutor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

11h15 – 12h00 Demanda mundial de alimentos e segurança alimentar: estamos preparados? - visão australiana - Michael J. D’Occhio - Escola de Agricultura e Ciências de Alimentos da Universidade de Queensland


Painel 3: Produção Sustentável

14h00 – 14h45 Sistemas de produção sustentável – visão Brasileira - Kepler Euclides Filho - Embrapa

14h45 – 15h30 Sistemas de produção sustentável – visão australiana - Ed Charmley - Divisão Animal, de Alimentos e Saúde da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO)

Painel 4: Melhoramento Genético

16h00 – 16h45 O presente e o futuro do melhoramento genético – visão Brasileira
- Lúcia Galvão Albuquerque – pesquisadora da Universidade Estadual de São Paulo

16h45 – 17h30 O presente e o futuro do melhoramento genético – visão australiana - Robert Banks -Gerente de Estratégia e Avaliação de Pesquisa e Desenvolvimento do Meat and Livestock Australia (MLA)

Painel 5: Biotecnologias da Reprodução

8h00 – 8h45 Biotecnologias da Reprodução com ferramenta pecuária sustentável – visão brasileira - Pietro S. Baruselli da Universidade de São Paulo

8h45 – 9h30 Biotecnologias da Reprodução com ferramenta pecuária sustentável – visão australiana - Michael Holland – Universidade de Queensland

Painel 6: Sustentabilidade da Indústria Frigorífica

9h45 – 10h30 Desafios da indústria frigorífica brasileira - Carlos Eduardo Rocha
Negócios – Grupo JBS

10h30 – 11h15 Desafios da indústria frigorífica australiana - Gregory Harper
- Meat and Livestock Australia (MLA)

11h15 – 12h00 Raça Brahman – do Brasil para o Mundo - Aldo Silva Valente Júnior - Coordenador Técnico da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB)

Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário