quarta-feira, 18 de julho de 2012

Livro Melhoramento Genético da Alfafa será lançado pela Embrapa


Uma obra dividida em doze capítulos que aborda desde a origem, a evolução e a domesticação da alfafa, até métodos tradicionais e técnicas biotecnológicas aplicadas ao melhoramento dessa planta forrageira. A publicação Melhoramento Genético da Alfafa a ser lançada pela Livraria Embrapa na 49ª reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), dia 24 de julho, é uma coletânea que reúne informações de interesse  para pesquisadores, professores e estudantes de agronomia e de zootecnia, constituindo-se em uma obra útil à comunidade científica nacional.
A alfafa é uma das mais importantes plantas forrageiras, porque reúne características especiais que aliam conveniência para o produtor a ganhos para o rebanho ao apresentar alta produtividade, boa capacidade de fixar nitrogênio atmosférico no solo e baixa sazonalidade na produção de forragem, além de ter elevado teor proteico, boa palatabilidade (agradar ao paladar do gado) e alta digestabilidade.
Um dos obstáculos à expansão da cultura no País é a falta de cultivares adaptadas às condições tropicais, apesar de haver grande demanda por lançamentos no mercado. O desenvolvimento de novas cultivares de alfafa possibilitará o seu cultivo em diferentes regiões do Brasil, com consequente incremento da área de exploração podendo assegurar alimento de alta qualidade e de alta produtividade nos sistemas intensivos de produção de leite.
O livro Melhoramento Genético da Alfafa editado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), tem o intuito de contribuir para essa possível expansão. Para isso, reúne conhecimentos atuais disponíveis em várias instituições (Embrapa Agrobiologia, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sul, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Viçosa) com a contribuição de 17 autores, entre engenheiros agrônomos, geneticistas, e biólogos.

Serviço:  
Lançamento - dia 24 de julho, às 19h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), durante a 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ).  
Melhoramento Genético da Alfafa está disponível para venda na Livraria Embrapa, e pode ser adquirido por R$ 30,00 bastando para isso acessar diretamente a página eletrônica (www.embrapa.br/liv), ligar para +55 (61) 3448-4236, ou contatar pelo e-mail (vendas@sct.embrapa.br). 
O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901. As novidades editoriais também podem ser acompanhadas pelo perfil da Livraria Embrapa no Twitter: www.twitter.com/livrariaembrapa 
 
Redação 
Juliana Escobar – MTb 06199/MG  – jornalista
Embrapa Informação Tecnológica 
Brasília – DF 
juliana@sct.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário