segunda-feira, 9 de julho de 2012

Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR,  criou um hotsite especial para o Fórum Internacional SENAR Inovação para o campo, onde os  interessados no tema da primeira edição – “Os desafios no Desenvolvimento de Recursos humanos para vencer o apagão de mão de obra no campo”, encontram todas as informações e podem fazer, gratuitamente, a inscrição.

O primeiro fórum internacional do SENAR vai acontecer em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto. “O SENAR pretende reunir empresários e especialistas brasileiros e estrangeiros para compartilhar suas experiências no cenário desafiador que é o apagão de mão de obra no campo”, afirma Andréa Barbosa, chefe do Departamento de Educação do SENAR e coordenadora do evento.

Andréa Barbosa explica que a instituição quer identificar as necessidades reais desses profissionais, a fim de investir de forma efetiva na profissionalização rural. “O SENAR acredita que o fórum será um momento de balanço das experiências e análise de tendências na área de formação profissional. Queremos identificar os problemas e os gargalos do setor para propormos soluções”, completa a coordenadora do evento.

Os especialistas

No primeiro dia do Fórum, o PhD em Economia pela universidade de Princeton, Mestre e Bacharel em Economia pela PUC-Rio, Marcelo Neri, ministrará palestra sobre Cenários da educação profissional no meio urbano e meio rural. Neri é economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas e Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). 

Para falar sobre Políticas para desenvolver as qualificações, a empregabilidade dos trabalhadores e a promoção de empresas sustentáveis, o fórum receberá Martha Pacheco, coordenadora da Organização Internacional do Trabalho no Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional, OIT/Cinterfor, no Uruguai. Também no dia 30, o diretor executivo da Organização para Treinamento na Agricultura da Nova Zelândia, Kevin Brayant, debaterá o tema Educação e Inovação: aspectos decisivos para a competitividade no campo.

No segundo dia de evento, os participantes poderão assistir à palestra do especialista José Pastori, da Fundação Getúlio Vargas. Pastori é doutor em Ciência pela University of Wisconsin (EUA) e especialista em Pesquisa, Ensino e Consultoria nas áreas de Relações do Trabalho, Emprego, Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional. Ele ministrará a palestra Apagão de mão de obra no campo – verdades e mitos.

O Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo terá ainda a participação de Richard Archer, chefe do Institute of Food, Nutrition and Human Health (Instituto de Nutrição, Alimentação e Saúde Humana) da Massey University, na Nova Zelândia. Archer participará do debate: Redes de conhecimento que articulam demandas de tecnologia e de pesquisa na busca de soluções para o campo.

Apoio

O Fórum Internacional SENAR – Inovação para o Campo, tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho, por meio do Centro Interamericano para o desenvolvimento e conhecimento em formação profissional – CINTERFOR. Entidade de  cooperação dos organismos de formação profissional da América Latina e Caribe.

O SENAR

O SENAR atende um milhão de brasileiros, todos os anos, com ações sociais e cursos de formação profissional, totalmente gratuitos. Presente em todos os Estados e no Distrito Federal, é uma escola sem sala de aula que vai onde o produtor e o trabalhador rural desenvolvem suas atividades.
Para conhecer a programação completa, ver dicas de hotéis e fazer sua inscrição, acesse:www.canaldoprodutor.com.br/forum-senar

Fórum Internacional SENAR Inovação para o Campo
30 e 31 de agosto
Inscrições até 23 de agosto
Hotel Sheraton
São Paulo
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1382

http://www.canaldoprodutor.com.br/

0 comentários

Postar um comentário