quinta-feira, 26 de julho de 2012

Embrapa Lança SW Agro - “Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio


Discutir a importância, o alcance, os impactos e as formas de aplicações da tecnologia da informação (TI) no ambiente agrícola são alguns dos objetivos da obra “SW Agro”, que apresenta uma análise sobre o panorama do mercado brasileiro ofertante de software para o agronegócio. O livro foi lançado durante o 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), realizado em Vitória, no Espírito Santo, de 22 a 25 de julho.

Dividida em seis capítulos, a publicação traz um panorama atual do mercado de software rural no Brasil e, também, na América Latina, destacando as iniciativas para a difusão, adoção e uso no mercado brasileiro. Além disso, apresenta as principais barreiras para a entrada dessas tecnologias no mercado; as tendências, cenários e oportunidades no ramo; e as perspectivas da tecnologia da informação aplicada à agricultura, discutindo o papel da TI na pesquisa agropecuária e as tendências de sua produção científica.

O SW Agro - “Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio” foi publicado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os editores técnicos são as analistas Cássia Isabel Costa Mendes e Deise Rocha Martins dos Santos Oliveira e o ex-estagiário Anderson Rodrigo dos Santos.

Parceria
A publicação é resultado de um projeto de pesquisa, desenvolvido entre 2008 e 2010, em parceria com instituições brasileiras e as unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Gado de Corte (Campo Grande-MS), Instrumentação (São Carlos-SP), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Rondônia (Porto Velho-RO), Produtos e Mercado (Brasília-DF), além do Departamento de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Gestão e Estratégia.

As instituições participantes são: Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Associação TI Viçosa, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (Ripa), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Lavras (UFLA) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Contou, ainda, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Como adquirir
Exemplares da publicação podem ser adquiridos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Informática Agropecuária. O contato é: sac@cnptia.embrapa.br.

Nadir Rodrigues – jornalista (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária
Tel.: (19) 3211-5747
nadir@cnptia.embrapa.br

Colaboração: Samanta Purgato

0 comentários

Postar um comentário