terça-feira, 24 de julho de 2012

Cidades do Mato Grosso Receberão Treinamento que Orientará a Aplicação Correta de Defensivos Agrícolas



O Programa de Aplicação Responsável (PAR) terá início na segunda (30) e percorrerá onze municípios de Mato Grosso orientando produtores rurais e aplicadores de agrotóxicos sobre as noções básicas de boas práticas agrícolas e aplicação dos defensivos. A Aprosoja, por meio do programa Soja Plus, participa deste treinamento para qualificar o produtor rural. O treinamento será ministrado por uma equipe da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).


Os minicursos são ministrados, geralmente, no período da manhã e tem duas horas e meia de duração. As palestras levam aos alunos conceitos da responsabilidade na aplicação, informações sobre Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e boas práticas de pulverização. O PAR é uma parceria entre a Aprosoja, Unesp, Dow Agrosciences e Fundação MT. Confira o calendário dos treinamentos em nossa agenda.

Soja Plus - O Programa de Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira - Soja Plus estabeleceu uma série de critérios de gestão que, se seguidos, poderão garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja segundo requisitos de desempenho economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Entre as ações do projeto constam capacitação do produtor rural por meio de assistência técnica e educação ambiental e o monitoramento das melhores práticas agrícolas na propriedade.


O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é certificação, e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Abiove, a Anec, o Instituto Ares, Senar/MT, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).

Agenda

O PAR (Programa de Aplicação Responsável) tem como objetivo difundir para os participantes (produtores rurais e aplicadores) as noções básicas de boas práticas agrícolas para aplicações de agrotóxicos. É uma parceria entre a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Botucatu, a Dow Agroscientes, Aprosoja e Fundação MT.
Programação:
30/07 - 8h - Cláudia - Fazenda Barra
31/07 - 8h - Tapurah - Fazenda Seriema
31/07 - 14h - Lucas do Rio Verde - Fazenda Capuaba
01/08 - 8h - Nova Mutum - Fazenda Santa Cecília
02/08 - 8h - Tangará da Serra - Fazenda Progresso
03/08 - 8h - Campos de Júlio - Fazenda Pleno Verão
04/08 - 8h - Campo Novo do Parecis - Fazenda Vanessa
06/08 - 8h - Nova Xavantina -  Fazenda Bojarski
06/08 - 14h - Água Boa - Fazenda Serrana
08/08 - 8h - Alto Garças - Fazenda Boa Esperança
09/08 - 8h - Jaciara - Fazenda Santo Expedito

Fonte: Aprosoja

0 comentários

Postar um comentário