terça-feira, 1 de maio de 2012

Livro aborda criação de caprinos e ovinos no Semiárido

 
A produção de caprinos e ovinos é uma atividade historicamente marcante para o Nordeste do Brasil. É nesta região que se encontra o maior número desses animais no país, correspondendo a cerca de 93 e 58% dos rebanhos nacionais das respectivas espécies, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Diante da importância desta atividade para a região, a Embrapa Semiárido, em parceria com diversas outras instituições, vem buscando alternativas sustentáveis que possam contribuir com a criação dos animais nesse ambiente. Resultados desses esforços foram reunidos no livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido, lançado pela Embrapa durante as comemorações dos 39 anos da instituição.

De acordo com o editor do livro, o pesquisador Tadeu Vinhas Voltolini, a caprinovinocultura é uma opção racional para as áreas onde a agricultura dependente de chuva se constitui em uma atividade de alto risco – como é o caso da região semiárida brasileira, onde a precipitação pluviométrica é baixa e irregular.

Nessa região, a atividade contribui para a geração de alimentos, aumento da renda e inserção social das famílias. “O povo sertanejo tem grande afinidade e vocação natural para a criação desses animais, os quais integram diversas manifestações culturais dessa população”, afirma Voltolini.

O livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido traz importantes informações sobre esta atividade, abordando questões como a alimentação dos animais, uso da água, ambiente e instalações, manejos reprodutivo e sanitário, genética e melhoramento. Nele também é apresentada uma caracterização sócio-econômica e ambiental da região e os principais sistemas de produção, além das boas práticas na criação e aspectos relacionados a produtos como a carne e o leite.

De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, o objetivo dessa publicação é disponibilizar informações que possam contribuir no aperfeiçoamento dos sistemas produtivos regionais, promovendo o aumento da renda dos produtores, a melhoria da qualidade dos produtos e a segurança alimentar dos consumidores.

O livro já está à venda, ao preço de R$ 50,00, e pode ser adquirido no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções em Petrolina-PE, ou através do Serviço de Atendimento ao Cidadão, que pode ser acessado no site http://www.cpatsa.embrapa.br/ , no link “Fale Conosco”.

A edição contou com a colaboração de 62 autores de mais de 20 renomadas instituições nacionais, e teve o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Contatos:
Tadeu Vinhas Voltolini – pesquisador
Fernanda Birolo  (MTb/AC 81)
fernanda.birolo@cpatsa.embrapa.br
Marcelino Ribeiro  (MTb/BA 1127)
(87) 3866-3734

0 comentários

Postar um comentário